Faisão de sangue: características, conservação, distribuição e habitat
O faisão de sangue (Ithaginis cruentus) é a única espécie do gênero Ithaginis da família dos faisões conhecido também como perdiz de sangue.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de faisão possui a cauda curta, é bastante comum no Himalaia oriental, abrangendo toda a Índia, Nepal, Butão, China e norte de Mianmar.
Como a tendência populacional parece estar diminuindo lentamente, a espécie foi classificada como menos preocupante pela IUCN em 2009.
O faisão de sangue era a ave nacional do antigo reino de Sikkim e continua sendo a ave do estado de Sikkim.
Os faisões de sangue são do tamanho de um pequeno pássaro, cerca de 43 cm de comprimento, têm um bico preto curto, muito forte e convexo com penas entre o bico e o olho e uma pequena crista com várias penas.
Características do faisão de sangue
A cor da plumagem do faisão de sangue é cinza escura, com flechas brancas, as coberturas das asas variadas de verde, com largas pinceladas de branco no comprimento de cada pena, as penas do queixo carmesim.
No peito, o ventre e as penas laterais são em forma de lança, de vários comprimentos, as pontas verdes com margens carmesim, coletivamente semelhantes a traços de sangue espalhados no peito e no ventre.
A cauda consiste de doze penas iguais, flancos brancos, arredondados, arredondados, as extremidades esbranquiçadas, as coberturas de um rico vermelho carmesim.
Tanto os machos como as fêmeas têm pés vermelhos e um anel distinto de pele nua ao redor do olho que normalmente é carmesim, mas é laranja em algumas subespécies.
As fêmeas são mais uniformemente coloridas, send geralmente sem brilho e geralmente com um pouco de cinza na nuca e presença ou ausência de rufous nas asas.
Conservação da espécie
A espécie está atualmente classificada como menos preocupante na Lista Vermelha da IUCN.
No entanto, mais da metade da população é considerada ameaçada pela perda e fragmentação de habitat, caça furtiva e invasão humana.
Grande parte do reino dos faisões do sudoeste da China se sobrepõe ao habitat do panda gigante, e o pastoreio de gado tornou-se o distúrbio humano mais comum em santuários associados.
Os hábitos de reprodução no solo e o período de incubação relativamente longo dos faisões sanguíneos os tornam particularmente vulneráveis ao pisoteio e à destruição do habitat pelos pastores.
Fotos do faisão de sangue
Habitat e distribuição geográfica
Os faisões de sangue são aves que habitam nas montanhas do Nepal, Sikkim, norte de Mianmar, Tibete e centro e centro-sul da China, onde preferem florestas de coníferas ou mistas e áreas de matagal perto da linha de neve.
Eles mudam seu alcance dependendo da estação e são encontrados em altitudes mais altas no verão.
À medida que a queda de neve aumenta no outono e no inverno, eles se movem para altitudes mais baixas.