Faisão de temminckii (Tragopan temminckii) é uma espécie de faisão da família Phasianidae e da ordem Ghalliformes conhecidos vulgarmente como faisões, devido ao nome da família que caracteriza este grupo de aves.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O faisão de temminckii possui cores vivas é frequentemente considerado a espécie mais bonita da família dos faisões.
Além disso, esta espécie possui o peito laranja brilhante do macho e o rosto azul claro contrastam muito com o tragopan feminino com sua plumagem cinza e marrom opaco.
Origem
O faisão de temminckii é nativo em todo o sul da Ásia, do sudoeste da China às regiões noroeste da Birmânia e do Vietnã.
Características da faisão de temminckii
O faisão de temminckii macho é marrom mas possuem penas laranja-vermelho brilhantes e pontos manchados na cor de cinza-pérola.
Ainda mais impressionante é o pelo azul claro brilhante do rosto e o pelo cor de acácia pendurado no pescoço, típico dos machos, com um padrão espetacular de manchas azul-púrpura mais escuras no centro e marcações vermelhas proeminentes nas laterais.
A cabeça e o pescoço são principalmente pretos e, como outros machos, dois chifres carnudos se projetam acima dos olhos, que também são de uma cor azul vívida.
Em contraste com a variedade Fancy Colored de machos, as fêmeas têm uma plumagem opaca com manchas de preto, bege e cinza, permitindo a camuflagem em seu habitat na floresta. Ambos os faisões de temminckii, machos e fêmeas, têm caudas curtas.
Essa diferença de cor entre machos e fêmeas se deve a um fator muito importante, a seleção sexual.
Reprodução do faisão de temminckii
O faisão de temminckii prefere construir seus ninhos em árvores, ainda que passa a maior parte do dia no chão alimentando-se de flores, folhas, talos de capim, samambaias, musgos, bagas, sementes e inseto ocasionalmente.
Além disso, a época de acasalamento começa em março e dura cerca de um mês, os machos tentam atrair as fêmeas para o acasalamento inflando a grande mancha de cores vivas na garganta, erguendo os dois longos chifres carnudos acima dos olhos, abanando a cauda e realizando uma exibição de dança impressionante.
Os novos ninhos de faisão de temminckii são geralmente construídos em árvores a poucos metros do chão, mas os ninhos abandonados de outras espécies também são utilizados, por várias vezes, sendo revestidos pela fêmea com folhas, galhos e penas.
São postos de três a cinco por reprodução e estes são incubadas durante aproximadamente 28 dias pela fêmea.
Alimentação
A alimentação do faisão de temminckii consiste principalmente de bagas, grama e plantas, eles colhem sua comida no chão da floresta.
Comportamento do faisão de temminckii
Esta aves são esquivos e tímidos, vivem sozinhos ou em pares, ao contrário da maioria de seus parentes faisões.
Ameaças
As principais ameaças do faisão de temminckii são destruição do habitat, caça e comércio de animais de estimação.
Habitat
Esta espécie de faisão é encontrados em florestas sempre verdes úmidas, onde favorecem áreas de rododendros e bambus que crescem densamente.
O faisão de temminckii é nativo das montanhas do leste do Himalaia e migram para cima e para baixo nas encostas, dependendo da temperatura e da época do ano, aventurando-se em altitudes mais altas durante os meses mais quentes.
Fotos do faisão de temminckii
Distribuição geografica
O faisão de temminckii é encontrado nas florestas do norte do Sul da Ásia, do nordeste da Índia, noroeste do Vietnã, Tibete e províncias do norte da China.