Faisão-esplêndido (Lophophorus lhuysii) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Lophophorus.
E uma espécie monotípica rara de faisões brilhantes das terras altas chinesas. É a maior espécie do gênero de faisões brilhantes.A situação populacional do faisão de cauda verde é classificada como vu ( vulnerável – em perigo).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do faisão-esplêndido
O faisão-esplêndido é o maior dos três monais e devido à sua massa é um dos maiores faisões, depois do meleagris , do peru muticus e do peru cristatus .
Os machos medem 76-80 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem 72-75 cm. O peso médio é de 3,18 kg.
O macho possui plumagem muito iridescente ; Sua grande pluma caída é roxa, o resto da cabeça é verde metálico, com carúncula azul ao redor dos olhos, manto dourado avermelhado, penas verde-azuladas e plumagem preta. A fêmea é marrom escura com branco na garganta.
Habitat do faisão-esplêndido
A ocorrência do faisão-esplêndido é limitada às terras altas do norte e noroeste de Sichuan , a uma altitude de 3.300 a 4.500 m.
A área de distribuição segue a do faisão-de-cauda-branca , mas segundo o conhecimento atual não existe nenhuma área onde a distribuição de ambas as espécies se sobreponha.
O faisão brilhante de cauda verde prefere prados alpinos e subalpinos com crescimento de rododendros como habitat. Até que ponto atinge altitudes mais baixas no inverno ainda não foi investigado de forma conclusiva.
Reprodução do faisão-esplêndido
Pouco se sabe sobre a reprodução na natureza. É possível que os faisões de cauda verde não se reproduzam todos os anos. Em faisões de cauda verde em cativeiro, uma ninhada consiste de três a cinco ovos.
Somente nas raças fêmeas, o período de reprodução é de 28 dias. Os machos atingem a maturidade aos três anos e as fêmeas aos dois.
Alimentação do faisão-esplêndido
Sua dieta consiste em tubérculos, musgos e folhas e flores. Diz-se que ele tem uma preferência particular por plantas do gênero Fritillaria .
Estado de conservação do faisão-esplêndido
O faisão-esplêndido é uma das espécies de aves mais ameaçadas da China. Entre 10.000 e 20.000 indivíduos (estimados pela BirdLife International ) vivem em uma área de 69.000 km² onde ocorre a extração intensiva de madeira.
O próximo fator são as flores, que são a principal fonte de alimento dos pássaros, que são utilizadas na medicina tradicional chinesa , além da caça.