Faisão-lady (Chrysolophus amherstiae) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Chrysolophus.
O nome inglês e amherstiae homenageiam Sarah Amherst , responsável pelo envio do primeiro espécime da ave para Londres em 1828. O faisão de Lady Amherst é avaliado como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do faisão-lady
O faisão-lady macho adulto tem 100–120 cm de comprimento, e sua cauda representa 80 cm do comprimento total. É inconfundível pela sua capa nucal de cor branca preta, com crista vermelha.
A cauda longa é composta por barras pretas branco-acinzentadas e listras vermelhas na base, o peito e o ventre são brancos, a garganta tem escamas verdes, o dorso é verde escuro, as asas são azuis e marrons e a garupa é amarela. A “capa” pode ser levantada para exibição.
Esta espécie está intimamente relacionada com o faisão-dourado, mas tem um olho amarelo, pele nua azul-esverdeada ao seu redor. O bico é da cor do chifre e tem pernas cinza-azuladas.
A fêmea é muito menos vistosa, com uma plumagem castanha manchada mais opaca, semelhante à da fêmea do faisão comum, mas com barras mais finas. Ela é muito parecida com a fêmea do faisão dourado, mas tem a cabeça mais escura e a parte inferior mais limpa do que a galinha dessa espécie.
Habitat do faisão-lady
O faisão-lady ocorre em altitudes mais altas e mais frias do que o faisão-dourado, onde habita encostas florestadas, matagais de bambu e arbustos até altitudes de 4.570 m.
Distribuição geográfica
A distribuição do faisão-lady é mais a oeste do que a do faisão dourado intimamente relacionado, estendendo-se de cerca de 31° N no oeste de Sichuan até Saluen no sudeste do Tibete .
Para o sul, estende-se até o leste do estado de Shan, em Mianmar, bem como até Yunnan e oeste de Guizhou . Na área onde as duas espécies se sobrepõem, que fica aproximadamente na área fronteiriça de Sichuan, Yunnan e Guizhou, ocorre a hibridização com o faisão dourado.
Reprodução do faisão-lady
Durante o namoro , o galo posiciona sua asa voltada para a fêmea em forma de leque na frente de seu rosto e olha pelo meio para a fêmea com o olho.
Ao fazê-lo, ele espalha as penas da cauda, que, ao contrário do pavão, levanta na diagonal, mas ainda as deixa tremer de tal forma que ocorre o típico farfalhar comum nas espécies de faisões.
Durante o namoro, a gola é aberta e chega até o bico. A ninhada consiste em 6-12 ovos ovais alongados, bege a esbranquiçados, com 46-53 mm de comprimento e 34-37 mm de largura. O período de reprodução é de 22 a 23 dias.
Alimentação do faisão-lady
O faisão-lady alimentam-se no solo de grãos, folhas e invertebrados , mas empoleiram-se nas árvores à noite.
Canto do faisão-lady
O repertório sonoro da espécie é pouco conhecido. A chamada territorial no exemplo de áudio é provavelmente um som de alerta. Também é descrito um chamado de comida que soa como risadas reprimidas.