Faisão-verde (Phasianus versicolor) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Phasianus.
É uma ave nativa e endêmica do arquipélago do Japão. Algumas autoridades taxonômicas chegam a considerar ele como uma subespécie do Faisão-de-colar (Phasianus colchicus).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do faisão-verde
O faisao-verde é menor que o seu parente mais próximo, o Faisão-de-colar. O macho atinge entre 75 e 89 cm, sendo que sua cauda corresponde à cerca de 27 a 42,5 cm desse tamanho.
Seu peso pode chegar a entre 900g e 1,1kg. A fêmea, por sua vez, é menor, chegando ter de 53 a 62 cm, com sua cauda, mais curta, podendo corresponder a de 21 a 28 cm. O peso dela é de 800 g a 900 g.
Nos machos a área ao redor dos olhos é nua e vermelha, possuindo algumas penas abaixo dos olhos que são de cor azul brilhante.
O bico é branco amarelado e seus olhos possuem íris de cor amarelo acastanhado a âmbar. Assim como outros fasianídeos, os machos possuem um esporão em cada perna.
Habitat do faisão-verde
O faisao-verde é encontrado em toda a ilha de Honshu, Shikoku e Kyushu, além de algumas ilhas menores. Foi introduzido no Hawaii e, ao contrário do Faisão-coleira, foi introduzido sem sucesso na América do Norte como ave de caça.
É uma espécie comum e difundida em toda a sua área nativa, sendo que frequentemente visita fazendas e lugares de ocupação humana. As populações introduzidas no Havaí são estáveis.
As populações no oeste europeu ocasionalmente se reproduziram com Faisão-de-colar por um longo período e não mais existem Faisões-verdes ali há algum tempo. Ele também foi cruzado com faisões-coleira em fazendas na América do Norte.
Reprodução do faisão-verde
Sua época de reprodução começa entre Março e Abril e termina em Junho. Eles costumam iniciar sua vida reprodutiva quando estão por volta de um ano de idade.
Uma ninhada pode ter entre 6 e 15 ovos que são incubados por um período de 23 a 25 dias. A espécie parece ter uma tendência mais monogâmica que polígama.
Alimentação do faisão-verde
Quando em vida selvagem o faisao-verde costumam se alimentar de pequenos animais como minhocas e insetos, e também grãos e plantas.
Canto do faisão-verde
A voz é semelhante à do faisão na maioria das características, mas o chamado territorial é audivelmente mais curto. É semelhante ao do faisão-cobre .