Falaropo-de-wilson: características, reprodução, alimentação e habitat
O falaropo-de-wilson (Phalaropus tricolor) é uma ave pertencente à ordem Charadriiformes e à família Scolopacidae, conhecido como pisa-n’água.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O falaropo-de-wilson é o maior dos falaropos, ele tem cerca de 15% maior que o falaropo-de-bico-grosso, do qual se distingue pelo seu maior tamanho e pelo bico mais longo e também pelo comportamento diferente.
Além disso, esta espécie se distribui pelo continente americano e nidifica na parte ocidental do Canadá e dos Estados Unidos da América e inverna na América do Sul, a sua ocorrência na Europa é acidental.
Características do falaropo-de-wilson
O falaropo-de-wilson possui cerca de 23 cm de comprimento, é ligeiramente maior que o falaropo vermelho, é uma delicada ave limícola com dedos lobados e bico reto e preto.
A fêmea reprodutora é predominantemente cinza e marrom na parte superior, com partes inferiores brancas, pescoço avermelhado e manchas avermelhadas nos flancos.
O macho reprodutor é uma versão mais opaca da fêmea, com dorso marrom e marcas avermelhadas reduzidas ou ausentes.
Reprodução do falaropo-de-wilson
As fêmeas são maiores e mais coloridas que os machos, as fêmeas atacam os machos, competem por locais de nidificação e defendem agressivamente seus ninhos e parceiros escolhidos.
Depois que as fêmeas colocam seus ovos, elas começam sua migração para o sul, deixando os machos para incubar os ovos, três a quatro ovos são colocados em um ninho no chão perto da água, os filhotes se alimentam sozinhos.
Embora muito comum, a população desta ave diminuiu em algumas áreas, possivelmente devido à perda de habitat de pântanos de pradaria, algumas áreas de preparação são críticas durante a migração.
Alimentação
O falaropo-de-wilson se alimenta de insetos, entre outras coisas como dípteros, besouros, etc. ao se alimentar, o falaropo geralmente nada em um círculo pequeno e rápido, formando um pequeno redemoinho, acredita-se que esse comportamento ajude na alimentação, levantando alimentos do fundo de águas rasas.
Fotos do falaropo-de-wilson
Habitat
Estas aves têm preferência por habitats aquáticos, em zonas costeiras ou junto a lagoas interiores.