Falcão-críptico: características, reprodução, comportamento, alimentação, habitat e canto
Falcão-críptico (Micrastur mintoni) é uma ave de rapina que pertencente á família Falconidae, também conhecido como falcão-amazônico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a espécie foi recentemente descoberta do gênero Micrastur (falcões florestais) e descrita formalmente pelo ornitólogo inglês e residente no Brasil Andrew Whittaker (Whittaker 2002).
A descoberta do novo falcão baseou-se inicialmente na identificação de sua voz distinta, notavelmente diferente de todos os da espécie, quando o autor da descrição ouviu um canto incomum enquanto observava a avifauna em Caxiuanã, Estado do Pará (Brasil).
Características do falcão-críptico
O falcão-críptico possui de 33 a 38 cm de comprimento, os indivíduos adultos se diferem dos outros falcões florestais, pois além da voz diferenciada o falcão-críptico possui uma mancha branca central larga na cauda.
Além disso, os juvenis possuem duas bandas largas esbranquiçadas, a plumagem da nuca e da coroa são escuras, o bico é curto, afiado e recurvado.
Reprodução do falcão-críptico
Pouco se sabe sobre a reprodução desta ave, porém sabe-se que nidifica no alto das árvores.
Comportamento
Esta ave é difícil de observar devido comportamento discreto, permanece na vegetação a maior parte do tempo e eventualmente vocaliza antes do nascer do sol.
Habitat
Habita as florestas úmidas das terras altas do sudeste da Amazônia e as florestas de tabuleiro da Mata Atlântica do leste do Brasil.
Alimentação
O falcão-críptico se alimenta principalmente de lagartos que captura nas árvores utilizando o poderoso bico afiado.
Canto do falcão-críptico
O canto do falcão-críptico é alto e emite um som de ank, ank, ank… rápido e grave, durando um minuto ou mais.
Além disso, geralmente esta espécie canta ao amanhecer, que consiste na repetição de uma nota única uk uk uk uk….
Conservação da espécie
Devido à perda de habitat, a raridade natural e comportamento discreto, falcão-críptico ficou 40 anos sem registro na Mata Atlântica; foi recentemente redescoberta no bioma por Simon & Magnago (2013).
O falcão-críptico está criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica, limitada às poucas florestas remanescentes no Espírito Santo e na Bahia.
Distribuição geográfica
O falcão-críptico habita as florestas úmidas de Terra Firme do sudeste da Amazônia e é de grande interesse de conservação, com uma população disjunta na Mata Atlântica do leste do Brasil.