Falcão-de-coleira ( Falco femoralis) é uma ave de rapina da família Falconidae, conhecido também como gavião-de-cerrado, cauré, gavião-pombo, falconete, gavião-do-campo, falcao-aplomado e olheiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o falcão-de-coleira é amplamente distribuído nas Américas, em ecossistemas abertos como campos naturais, bordas de florestas, áreas agrícolas e urbanas.
A espécie tem uma dieta variada, atacando desde pequenos pássaros a lagartos, insetos e roedores, e es Surpreende suas presas de um poleiro escondido ou através de impressionantes atividades comerciais.
Subespécies
O falcão-de-coleira é uma ave de rapina que possui três subespécies reconhecidas:
– Falco femoralis femoralis: encontrado na Nicarágua e Belize até o sul da América do Sul na Terra do Fogo;
– Falco femoralis septentrionalis: encontrado na savana e nas florestas do norte do México e Guatemala;
– Falco femoralis pichinchae: encontrado na Colômbia até o norte do Chile e noroeste da Argentina.
Características do falcão-de-coleira
Ambos os sexos do falcão-de-coleira são semelhantes, porém a fêmea é maior do que o macho, esta é uma espécie esbelta, de asas e cauda bastante longas.
A cabeça, testa, coroa, nuca e pelagem são cinza ardósia com franjas de penas brancas, as bochechas e garganta são brancas, separadas por uma faixa escura nas maçãs do rosto.
Possui largas faixas supraoculares brancas que se unem na nuca onde sua coloração torna-se amarelada, e abaixo desta uma faixa cinza ardósia que desce pelas laterais da pescoço termina cabeça.
A cauda é escura, finamente listrada com cinco faixas brancas e uma faixa terminal branca, uma borda traseira claramente esbranquiçada pode ser vista na asa aberta, asa secundária com uma larga ponta branca, que é muito pronunciada em vôo.
Nas partes inferiores, tem o peito branco, e o ventre escuro é fino com penas com bordas ou bordas brancas. A cruz e os calções são castanhos.
O bico é cinza escuro com cera amarela, os olhos são castanhos escuros com um anel amarelo. Os tarsos e as patas também são amarelados.
O imaturo tem o dorso castanho-escuro com o peito malhado e as sobrancelhas mais claras.
Reprodução do falcão-de-coleira
O falcão-de-coleira não constroem ninhos, pois ocupam os já feitos por outras aves ou coloca seus ovos em ocos e cavidades de arvores.
Além disso, os ovos costumam ser densamente manchados, mas podem ser marrons quase uniformes, a postura dos ovos, que são em média 3, tem início entre agosto e setembro.
Por outro, a fêmea é encarregada da incubação e, após a eclosão, esta cuida dos filhotes enquanto o macho sai em busca de alimento.
Alimentação
O falcão-de-coleira se alimenta de insetos, também cupins em revoada, lagartixas, morcegos e ocasionalmente pássaros e até cobras peçonhentas como a jararaca.
Habitat
O falcão-de-coleira habita em áreas abertas como campos, cerrados, cerradões, bosques abertos, áreas agricolas e urbanas.
Fotos do falcão-de-coleira
Distribuição geográfica
O falcão-de-coleira encontrado nos Estados Unidos à Terra do Fogo, todo o Brasil.