O falcão de cooper (Accipiter cooperii) é um pássaro florestal da família Accipitrídeos, também conhecido como falcão-do-tanoeiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta ave se reproduz em grande parte dos Estados Unidos, no sul do Canadá e no norte do México.
Apesar de sua ampla distribuição, é uma espécie secreta, discreta, particularmente na época de reprodução e até mesmo em áreas onde é comum o seu habitat.
É mais prontamente observado como um pássaro de passagem em observatórios de migração bem conhecidos, locais onde as aves de rapina se concentram na migração.
O falcão de cooper é cerca de um terço maior que os da mesma espécie, de fato, essa espécie apresenta um dos maiores dimorfismos de tamanho reverso de qualquer um dos falcões do mundo.
História do falcão de cooper
O falcão de cooper reproduz-se em extensas florestas e pequenos bosques de madeiras de pinheiro decíduas, coníferas e mistas, bem como em plantações de pinheiros, em habitats suburbanos e urbanos.
Captura uma variedade de presas, principalmente aves de tamanho médio e mamíferos como pombas, gaios, robins, esquilos e outros roedores.
Algumas populações orientais declinaram significativamente em meados do século XX, devido a disparos, armadilhas e contaminação por pesticidas.
Embora o ele ainda seja designado como ameaçado em vários estados do leste, as evidências sugerem que as populações reprodutoras se recuperaram em muitas áreas.
Reprodução do falcão de cooper
No namoro (e ocasionalmente em outros momentos), ambos os sexos podem sobrevoar o território com batidas de asa lentas e exageradas.
O macho alimenta a fêmea por até um mês antes de começar a colocar os ovos.
O local da nidificação é em árvores, decíduas ou coníferas, geralmente a 25-50 ‘acima do solo.
Muitas vezes, colocado em cima de alguma fundação pré-existente, como o antigo ninho de grande pássaro ou esquilo, ou moita de visco.
Provavelmente construído por ambos os sexos é a estrutura volumosa de varas, forrada com material mais macio, como tiras de casca.
Evolução do falcão de cooper
Ovos
A incubação é principalmente por fêmea, geralmente 34-36 dias.
O macho traz comida para o sexo feminino e depois incuba por alguns minutos enquanto a fêmea está comendo.
Jovem
A fêmea cuida jovem durante as primeiras 2 semanas após a eclosão; o macho traz comida, dá à fêmea no poleiro perto do ninho, e ela o alimenta aos mais jovens.
Os jovens podem subir no ninho após cerca de 4 semanas, podem voar cerca de 4 a 5 semanas.
Habitat
O falcão de cooper habita na floresta madura, bosques abertos, bordas de madeira, bosques de rios.
No inverno pode estar em país bastante aberto, especialmente no oeste.
Alimentação
O falcão de cooper são aves carnívoras e eles caçam uma variedade de animais diferentes.
Que podem incluir pássaros de pequeno e médio porte, como tentilhões, pássaros canoros, estorninhos, codornizes, pombos, bem como pequenos mamíferos como ratos, ratazanas e, ocasionalmente, esquilos e esquilos.
Além disso, eles caçam voando perto de arbustos para emboscar pequenas presas ou empoleirando-se em postes, cercas ou árvores para esperar a aproximação de pequenos pássaros.
Canto do falcão de cooper
Fotos do falcão de cooper
Curiosidades do falcão de cooper
Vocalizações, especialmente pela fêmea, podem ser um elemento essencial da ligação do par nesta ave altamente dimórfica.
A meio caminho entre o maior Açor do Norte da América do Norte e o menor falcão com ponta afiada, como esses outros Accipiters, é um típico falcão da floresta.
Com asas curtas, poderosas e arredondadas e uma cauda relativamente longa que garante manobrabilidade em cobertura densa, é bem adaptada para a busca rápida de aves florestais e mamíferos.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Bem te vi Rajado.