Falcão europeu: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
O Falcão europeu ( Falco subbuteo ) é uma espécie de ave falconiforme da família Falconidae que pertence ao gênero dos falco
É um falcão pequeno e esguio , com asas que terminam em pontas e são tão compridas que, dobradas, ultrapassam a cauda.
Esta elegante ave de rapina mede de 30 a 35 cm, aproximadamente do tamanho de um francelho .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Distribui-se pela Europa e Ásia , embora seja uma ave migratória de longa distância e costuma passar o inverno na África . Na Espanha só é encontrado no verão.
Características do falcão europeu
É um falcão pequeno e esguio , com asas que terminam em pontas e são tão compridas que, dobradas, ultrapassam a cauda.
Esta elegante ave de rapina mede de 30 a 35 cm, aproximadamente do tamanho de um francelho . Como todos os falcões, tem uma série de penas pretas sob cada olho que contrastam com o branco de suas bochechas.
O ventre é amarelado com listras pretas verticais nos indivíduos jovens e horizontais nos adultos. A parte superior das asas é cinza.
Outra característica da espécie em questão é que as penas atrás das pernas são vermelhas. Em voo pode parecer um andorinhão devido às suas longas asas.
Machos e fêmeas são muito parecidos, mas os filhotes são mais marrons que os adultos.
Habitat do falcão europeu
O falcão europeu habita em áreas de caça adequadas sejam adjacentes, ou seja, paisagens espaçosas, abertas e variadas.
Principalmente velhos (devido ao final da estação de reprodução, muitas vezes também este ano), ninhos de corvos altos tornam-se ninhadausado com abordagem livre.
A espécie não constrói seu próprio ninho. Durante o período de migração, o falcão arbóreo pode ser observado em quase todos os habitats.
Reprodução do falcão europeu
O falcão europeu se reproduz em bosques. Os criadouros são ocupados de maio a início de junho. O namoro ocorre sob chamadas altas e com manobras de vôo conspícuas.
Desde o início de junho a fêmea põe 2-3 ovos, mais raramente 1 ou 4 ovos. Os filhotes eclodem após um período de incubação de 28 dias. Após cerca de um mês, os filhotes deixam o ninho e voam um pouco mais tarde.
De meados de agosto ao início de setembro, as famílias deixam seus territórios e, a partir do final de setembro, emigram para os quartéis africanos de inverno, que ficam ao sul do equador e se estendem até a África do Sul.
Alimentação
Essa espécie alimenta-se principalmente de insetos como besouros, formigas voadoras e libélulas. No entanto, a sua dieta inclui também pequenas aves como as cotovias, tordos, tentilhões, andorinhas e andorinhões
Canto do falcão europeu
A chamada típica consiste em um “kikiki” agudo e pontiagudo, que geralmente pode ser ouvido em uma série de chamadas longas, mais rápidas e depois mais lentas.
Geralmente soa um pouco abafado, então um pássaro que chama geralmente parece mais distante do que realmente é.
Há um grande número de outras vocalizações, por ex. B. o chamado Lahnen , um “gjii” suave, que também pode ser ouvido durante o namoro.