Aves de Rapina

Falcão-gerifalte: características, reprodução, habitat e alimentação

Por Alan Costa, em 24/01/2023
habitat do falcao-gerifalte

Falcão-gerifalte (Falco rusticolus)  é a maior espécie de falcão do mundo. É circumpolar nas regiões árticas da Eurásia e América do Norte.

Habita a tundra . Na Europa Central, raramente é observado como hóspede de inverno e geralmente fica perto da costa.

falcao-gerifalte
falcao-gerifalte

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O falcão-gerifalte, cuja velocidade de voo horizontal excede a do falcão peregrino , tem sido valorizado como um pássaro falcão (falcão caçador) desde a Idade Média .

Os gerifaltes brancos eram considerados particularmente valiosos e estavam regularmente entre os presentes para e entre as casas reais.

Características do falcão-gerifalte 

caracteristicas do falcao-gerifalte
caracteristicas do falcao-gerifalte

Do tamanho de um falcão, o gerifalte é a maior espécie de falcão do mundo. O comprimento do corpo de um gerifalte varia entre 48 e 61 centímetros.

O empurrão ( mola de comando ) corresponde a 19 a 24 centímetros do comprimento do corpo . A envergadura varia entre 105 e 131 cm.

A espécie apresenta acentuado dimorfismo sexual em tamanho e peso ; Os machos pesam 960 a 1300 gramas, em média 1070 gramas, as fêmeas 1400 a 2000 gramas, em média 1710 gramas.

As diferenças de cores entre os sexos são pequenas, porém, os machos tendem a ter uma plumagem um pouco mais pálida que as fêmeas.

As asas são mais largas, principalmente na base do corpo, as secundárias são mais longas e as primárias mais cheias e pontiagudas do que no falcão-peregrino. A cauda longa e larga chama a atenção.

A cera e os pés são cinza-azulados em pássaros jovens. Os pássaros adultos, por outro lado, têm uma cor amarela aqui. A íris é marrom escura, o anel ocular ao redor é amarelo. O bico é de cor cinza-azulada; a ponta do bico é claramente mais escura.

Reprodução do falcão-gerifalte

reproducao do falcao-gerifalte
reproducao do falcao-gerifalte

O comportamento de corte geralmente é desencadeado por uma presença suficiente de galo silvestre , uma vez que o gerifalte mata quase exclusivamente essas presas, especialmente no início da fase reprodutiva.

O tamanho de um território de criação de gyrfalcon é entre 63 e 137 quilômetros quadrados. Apenas a vizinhança imediata do ninho é defendida, sendo os coespecíficos mais propensos a causar agressão do que outras aves.

A incubação real geralmente começa após a postura do terceiro ovo. O período de incubação é de cerca de 34 a 36 dias. O macho está principalmente ocupado pegando comida.

A eclosão dos filhotes é quase sincronizada. A maioria das aves jovens em uma ninhada eclodiu em 72 horas. Os filhotes deixam o ninho com 46 a 53 dias de idade. Em média, 2,3 filhotes nascem por ano e par.

Habitat do falcão-gerifalte

habitat do falcao-gerifalte
habitat do falcao-gerifalte

O gerifalte é uma espécie de falcão circumpolar que se reproduz no Ártico e no Subártico . Os registros de reprodução mais ao sul são para a Eurásia na Península de Kamchatka a 54° 35′ N, 161° 7′ E e para a América do Norte em Long Island na costa sudeste da Baía de Hudson a 54° 53′ N , 80° 30 ‘ W .

Na Europa é criador na Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Na Ásia, ele se reproduz apenas na Rússia. As áreas de reprodução americanas estão no estado americano do Alasca , Canadá e Groenlândia.

Alimentação do falcão-gerifalte

As principais presas do gerifalte são geralmente os ptarmigans. Os ptarmigans respondem por até 98% do espectro de presas, especialmente durante a oviposição.

Estado de conservação 

falcao-gerifalte
falcao-gerifalte

É muito difícil observar gerifaltes na natureza, então os números populacionais são baseados principalmente em estimativas aproximadas. Na década de 1970, por exemplo, a população norueguesa era estimada em apenas 10 a 12 casais reprodutores.

Na década de 1990, esse número foi corrigido para 300 a 500 pares. Os ornitólogos Potapov e Sale, portanto, escolheram uma abordagem estatística na qual primeiro determinaram a área total de habitats adequados para gerifaltes.

Segundo seus cálculos, existem cerca de 1,5 casais reprodutores para cada 1.000 quilômetros quadrados de habitat adequado. Eles, portanto, estimam a população mundial em pouco mais de 11.000 casais reprodutores.

Sair da versão mobile