O falcãozinho-cinza ( Spiziapteryx circumcincta) é uma ave da família falconidae esta é a única região do Brasil que ele pode ser encontrado é no rio grande do sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O falcãozinho-cinza é frequentemente visto em poleiros altos e expostos, ele tem o tamanho pequeno e supercílio branco arrojado e malar distintivo.
Geralmente incomum e em baixa densidade em todo o intervalo, embora pelo tamanho e forma pareça ser um falcão típico, os dados genéticos o colocam mais próximo dos caracarás.
Características do falcãozinho-cinza
O falcãozinho-cinza tem 25 a 31 cm de comprimento e pesa 149 a 249 g (5,3 a 8,8 onças), as fêmeas são em média cerca de 8% mais pesadas que os machos.
Além disso, os sexos são semelhantes e os juvenis têm a mesma plumagem dos adultos e a espécie é atarracada com asas curtas e uma cauda bastante longa.
Cabeça, dorso e asas são marrom-acinzentadas com manchas brancas nas asas e ombros e garupa branca, têm uma testa clara que chega até o pescoço.
A garganta é branca, o peito, os flancos e a parte superior do abdômen são cinzas com listras marrons estreitas e o ventre é branco.
As penas centrais da cauda são escuras e o resto é escuro com barras e pontas brancas, sua íris é amarelo pálido, sua cera e lores são de um amarelo rico e suas pernas e pés são de cor creme para polir.
Reprodução do falcãozinho-cinza
O falcãozinho-cinza se reproduz na Argentina durante novembro e dezembro, e aves em condições de reprodução também foram registradas entre julho e outubro, sugerindo dupla ninhada.
Além disso, ele nidifica em ninhos fechados de outras espécies de aves, como o cacholote, e em ninhos comunais ativos de periquitos-monge.
No entanto, o tamanho da ninhada é de dois a quatro ovos; o período de incubação não é conhecido, acredita-se que o emplumamento ocorra cerca de 33 dias após a eclosão.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de animais pequenos lagartos sapos e aves como pombos e pardais.
Status de conservação da espécie
A IUCN classificou o falcãozinho-cinza como a menor preocupação, ele tem um alcance um tanto limitado e seu tamanho populacional não é conhecido, mas este último é considerado estável.
Nenhuma ameaça imediata foi identificada, seu habitat preferencial não está entre os mais devastados da região.
Habitat
Esta espécie habita o Gran Chaco em paisagens principalmente abertas, como savana e bosques semiáridos, todos são caracterizados por arbustos com árvores esparsas.
Canto do falcãozinho-cinza
O canto do falcãozinho-cinza emite um som um alto e gutural kronk, kronk, kronk… O canto principal desta espécie é um cacarejo nasal distinto constantemente repetido, cada nota caindo no tom com um efeito de lamento, dá isso quando perturbado no ninho.
Fotos do falcãozinho-cinza
Distribuição geografica
O falcãozinho-cinza é encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai e possivelmente no Uruguai.