Falconete bicolor: características, habitat, reprodução e alimentação
Falconete bicolor ( Microhierax erythrogenys ) é uma ave da família dos Falconidae que pertence ao gênero dos Microhierax .
A ave é endêmica das Filipinas , especificamente Luzon , Mindanao , Mindoro e Visayas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A área de distribuição inclui áreas de florestas abertas e úmidas, clareiras e bordas de florestas, próximas a rios, principalmente acima de 300 a 1200 m.
Características do falconete bicolor
O falcão bicolor tem 15-18 cm de altura, pesa entre 37 e 52 g, a envergadura é de 32-37 cm. Os sexos não diferem na coloração.
A parte superior é preta sólida, a nuca e a coroa também são pretas, as bochechas, a garganta e a parte inferior são brancas. A pega semelhante é maior e preta com bordas brancas nas bochechas.
As asas são pontiagudas, a cauda é arredondada e de comprimento médio. O bico forte tem um gancho claro, as garras são relativamente grandes e afiadas.
Habitat do falconete bicolor
O falcão bicolor é endêmico do arquipélago filipino. Distribui-se por várias ilhas filipinas (Luzon, Mindoro, Negros, Catanduanes, Bohol, Calicoan, Samar, Leyte, Cebu, Mindanao e Panay) e pode ser encontrado em florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.
Reprodução do falconete bicolor
A reprodução ocorre em março e abril. No entanto, às vezes os ninhos podem ser encontrados já em novembro. Ainda não está claro quando exatamente a reprodução ocorre, mas os cientistas geralmente acreditam que isso difere em diferentes ambientes insulares.
Os falcoes bicolor são aninhadores de cavidades. Eles preferem buracos de pica-pau velho ou de barbete a 6 a 10 metros acima do solo em árvores mortas na borda das florestas.
O tamanho da ninhada é tipicamente de 3 a 4 ovos. O ninho é fortemente defendido por ambos os adultos. A família geralmente permanece junta até a próxima estação reprodutiva.
Alimentação do falconete bicolor
A espécie se alimenta principalmente de insetos e pássaros menores. As proporções de insetos e aves na dieta podem variar de acordo com a disponibilidade.