Felosa-agrícola: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Felosa-agrícola (Acrocephalus agricola) é uma espécie de ave que pertence a família família Acrocephalidae, e se assemelha ao rouxinol-pequeno-dos-caniços, sendo contudo um pouco mais pequena que esta espécie.
Além disso, a felosa-agrícola é uma espécie encontrada em vegetação rasteira como capim alto, junco e arroz.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da felosa-agrícola
A felosa-agrícola tem o dorso marrom claro sem listras e a parte inferior amarela, com a garupa marrom quente.
Há um supercílio esbranquiçado mais claro e o bico é curto e pontiagudo, os sexos são idênticos, como acontece com a maioria dos toutinegras, mas os pássaros jovens são mais ricos em lustre abaixo.
Reprodução da felosa-agrícola
A época de reprodução da felosa-agrícola começa em maio, e o ninho é formado por ambos os adultos em torno de caules eretos de plantas aquáticas a uma altura de 10 a 200 cm.
Além disso, cada ninhada é composta por 3 a 6 ovos, que são incubados exclusivamente pela fêmea durante cerca de 12 dias.
Alimentação
Esta espécie é insetívora, e se alimenta de uma ampla gama de invertebrados, a sua dieta inclui moscas, mariposas, besouros, pulgões, libélulas e larvas.
Habitat
O habitat desta ave inclui habitats abertos com juncos baixos, também cobertos de taboa e tamargueira, como perto de lagos e vales de rios.
Fotos da felosa-agrícola
Canto da felosa-agrícola
O canto da felosa-agrícola é rápido, distinta e melodioso, com muita mímica e assobios tipicamente acrocefalinos adicionados, seu canto é mais fraco e ritmado que o de seu parente.
Além disso, a vocalização do macho é descrito como um canto agradável, um tanto rápido e borbulhante, semelhante ao da toutinegra, com um ritmo alto constante, sem tons longos e trinados, como um tscherrr rolante, agudo chik-chik ou zack-boom.
Distribuição geografica
A felosa-agrícola é encontrada na Ásia, desde o Cáucaso até à China, em Portugal é uma espécie de ocorrência muito rara.