Felosa-das-figueiras (Sylvia borin) é uma ave da família Sylviidae, que pertence ao grupo das toutinegras.
Caracteriza-se pela plumagem castanha e acinzentada, sem marcas particulares. Frequenta meios florestais, principalmente de folhosas. É uma espécie migradora que nidifica na Europa e na Ásia e inverna em África.
Em Portugal nidifica unicamente no extremo norte do território mas ocorre no resto do país durante as suas migrações.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do felosa-das-figueiras
O felosa-das-figueiras tem 13 a 14 centímetros de comprimento e envergadura de 21 a 24 centímetros, o peso gira em torno de 16 a 22 gramas, a cor da plumagem é discreta, a parte superior é marrom-azeitona e a parte inferior é marrom-esbranquiçada.
As penas de cobertura das asas são monocromáticas, a garupa é branca suja, os olhos escuros são circundados por um anel ocular claro e difuso, e a faixa curta e clara acima dos olhos é ainda mais indistinta.
As laterais do pescoço geralmente apresentam uma coloração cinza, com transições borradas para a nuca, o bico curto, relativamente grosso e rombudo é de cor azul-acinzentada-bege, com a ponta mais escura, as pernas bastante fortes são cinza claro.
Machos e fêmeas têm a mesma aparência, os pássaros jovens em sua primeira pelagem apresentam bordas brilhantes nas asas e nas penas do guarda-chuva, a maior idade confirmada pelos achados do anel é de 14 anos e três meses.
Toutinegras de jardim são bastante tímidas, por isso são raras e geralmente vistas apenas por um curto período de tempo, gostam de ficar em arbustos baixos e costumam cantar escondidos em folhagens densas.
Habitat do felosa-das-figueiras
O felosa-das-figueiras prefere bordas de florestas claras e espessas e pequenos campos com plantas perenes e arbustos densos e também pode ser encontrada em parques de sub-bosque ou cemitérios e jardins cobertos de vegetação.
Nas florestas nidifica geralmente nas margens e ao longo de caminhos ladeados por arbustos; nas florestas de coníferas só nidifica em clareiras ou quando existe uma boa mistura de idades entre as árvores e uma densa camada de ervas e arbustos.
Raramente se reproduz sob densa cobertura de copa, mas também em florestas aluviais e florestas pantanosas, matas costeiras, áreas arbustivas em zonas de assoreamento e estruturas arbustivas maiores em terreno aberto.
Reprodução do felosa-das-figueiras
As aves jovens atingem a maturidade sexual com um ano de idade . O ninho em forma de tigela, feito de grama, raízes, pelos e talos, geralmente fica localizado logo acima do solo e fica bem escondido em um arbusto denso.
A fêmea põe de 4 a 5 ovos brancos com pintas marrons . Os ovos são incubados alternadamente por ambos os parceiros durante 11 a 12 dias durante a principal época de reprodução, de maio a julho. Os filhotes eclodem nus e permanecem no ninho por 10 a 12 dias.
Alimentação do felosa-das-figueiras
O felosa-das-figueiras se alimenta de insetos relativamente pequenos e de pele macia e suas larvas , mas também de aranhas e caracóis .
Canto do felosa-das-figueiras
O chamado do felosa-das-figueiras é uma sequência de sons cacarejantes, nasais e estalos de “tschack-tschäck-tschäck…”. É liberado quando excitado e para atrair os filhotes; o ritmo aumenta à medida que o alarme aumenta.
O chamado geralmente pode ser ouvido na folhagem sem que o pássaro seja visto. A voz do blackcap é mais dura e penetrante.
O canto melodioso consiste em versos de 3 a 8 segundos de tons rápidos, às vezes mais completos, às vezes mais ásperos, que balbuciam como um riacho sem qualquer estrutura discernível. Falta um final sibilante como o do blackcap.