Ferreirinha-comum: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
A ferreirinha-comum (Prunella modularis) é uma ave que pertence a família Prunellidae, a espécie passa a maior parte do tempo no chão em busca de comida e raramente se afasta de uma zona de cobertura.
Além disso, as vezes a ave se afasta da vegetação mais densa é quando canta, os locais óptimos para habitar são jardins, charnecas, bosques, campos e sebes todos eles com elevada vegetação.
A ferreirinha-comum é uma espécie bem distribuída na Europa, onde apenas é migradora na Escandinávia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da ferreirinha-comum
A ferreirinha-comum possui cerca de 14,5 cm de comprimento, e se caracteriza pela plumagem escura, de tons castanhos e cinzentos, e pelo bico fino.
Por isso, é uma ave que facilmente passa despercebida num bando de pardais, mas o bico fino e a coloração cinzenta da parte anterior distinguem-na no bando.
A coloração da parte superior é castanha malhada de preto, tendo a parte inferior cinzenta, o uropígio cinzento-escuro é igualmente uma característica marcante desta ave.
Por outro lado, os juvenis apresentam a parte inferior toda malhada de preto e a cabeça menos cinzenta.
Reprodução da ferreirinha-comum
Esta espécie constrói o ninho em forma de taça numa moita, e tem em media 2 posturas anuais entre Abril-Maio e põe de 4-5 ovos.
Alimentação
A ferreirinha-comum possui uma alimentação que varia entre sementes, bagas e insetos.
Habitat
Esta espécie de ferreirinha habita em matagais, com ou sem árvores, nidificando entre os arbustos.
Fotos da ferreirinha-comum
Canto da ferreirinha-comum
O canto da ferreirinha-comum é indistinto, fraco e divagante com a cadência de uma felosa, característico quando reconhecido.
Distribuição geografica
A ferreirinha-comum é encontrada na Europa, exceto na Islândia, comum em charnecas e sapais com matagal denso , em zonas costeiras, matas densas, culturas e jardins .