Fiji woodswallow (Artamus mentalis) é uma especie de ave da família dos Artamidae que pertence ao gênero dos Artamus.
A espécie já foi considerada uma raça de andorinha de peito branco, que se reproduz desde a Austrália , Nova Caledônia e Vanuatu até Bornéu e Filipinas . Alguns autores o mantêm nessa espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do fiji woodswallow
O fiji woodswallow mede 17 cm de comprimento, pesando 33-48 g. São aves de aspecto robusto, com cabeça achatada, bico curto e cônico, asas longas e pontiagudas de base muito larga e cauda curta e quadrada, além de patas bastante curtas.
A plumagem é dominada pelo contraste entre o branco ventral e o preto dorsal: a cabeça, o dorso, as asas e a cauda são na verdade pretos, enquanto o peito, o ventre, a parte inferior e a garupa (bem como a parte inferior do dorso que o margeia) Eles são de cor branca pura.
A superfície inferior das asas também é branca, enquanto o peitoral branco se estende para os dois lados da garganta formando duas faixas que quase tocam a região das orelhas. O dimorfismo sexualé insignificante.
O bico é azul claro com ponta preto-azulada, enquanto os olhos são castanho-escuros e as pernas são cinza-azuladas.
Habitat do fiji woodswallow
O habitat destas aves é representado por áreas abertas com presença de árvores isoladas e matas esparsas, com preferência pela savana e zonas de clima seco: colonizam também culturas e pomares, e populações urbanas instalaram-se em Suva e Nadi .
Embora prefiram as zonas planas ao nível do mar, em Viti Levu estas aves também atingem as zonas montanhosas centrais, enquanto o mesmo não acontece em Taveuni.
Distribuição geográfica
Como se pode adivinhar pelo nome comum, a toutinegra-de-fiji é endémica de Fiji, das quais habita as porções norte e oeste, estando presente em Vanua Levu, Viti Levu, Taveuni, Gau e nas ilhas Yasawa, enquanto está ausente de Kadavu e parece ter estado presente no passado em Koro e nas Ilhas Lau.
Reprodução do fiji woodswallow
Alguns estudos desta espécie sugerem que ela possui um sistema reprodutivo poliginândrico incomum, em contraste com a andorinha de peito branco, que é socialmente monogâmica.
Foram observados dois machos e duas fêmeas construindo o ninho, incubando os ovos e criando os filhotes. Não se sabe se ambas as fêmeas põem ou se apenas a dominante o faz, mas a cópula foi registada como ocorrendo “indiscriminadamente” entre diferentes membros do grupo.
A época de nidificação começa em maio, iniciando-se então a construção do ninho . A construção do ninho é uma atividade comunitária, com a participação de todos os membros do grupo.
Alimentação do fiji woodswallow
A andorinha de Fiji se alimenta de insetos, sendo mariposas , borboletas , libélulas e gafanhotos as principais presas capturadas.
Estado de conservação do fiji woodswallow
O tamanho da população mundial não foi quantificado, o pássaro está diminuindo em número, contudo, o ritmo está abaixo de 30% em dez anos (menos de 3,5% ao ano), por estas razões, o spitz de Fiji está listado como não ameaçado na Lista Vermelha da IUCN .