Flamingo-de-james: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Flamingo-de-james (Phoenicoparrus jamesi) é uma ave de grande porte da família Phoenicopteridae da ordem Phoenicopteriformes, conhecido também como flamingo-da-puna.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave possui um corpo oval cheio de penas brancas levemente rajadas com rosa.
Características do flamingo-de-james
O flamingo-de-james é menor do que o flamingo-andino, com apenas 100 cm, com 1,0 a 1,6 m de envergadura.
Além disso, o seu tamanho pequeno pode tornar difícil distingui-lo dos flamingos-andinos imaturos, que são seus parentes mais próximos.
O flamingo-de-james tem a plumagem rosa-claro, com estrias carmim brilhante nas costas, pele vermelha ao redor dos olhos, área preta do bico restrita ao terço apical.
Reprodução do flamingo-de-james
O flamingo-de-james constroem ninhos de lama, para que o ovo não seja inundado se o nível da água aumentar.
A fêmea da espécie coloca um ovo grande, que o casal se revezará até incubar e após aproximadamente duas semanas, o jovem flamingo começa a explorar o mundo junto com outros flamingos em uma gangue chamada creche.
Alimentação
O flamingo-de-james come única e exclusivamente plânctons, dos quais ela se alimenta através da filtragem da água que coloca em seu bico, que é especialmente adaptado para coletar esses organismos que fazem parte de sua dieta.
Além disso, o flamingo de James procura por poças rasas de água localizadas em rios e lagos da região onde vivem, e vai pegando quantidades consideráveis de água em seus bicos, para que, no processo de filtragem, eles se alimentem exclusivamente do plâncton.
Comportamento
O comportamento alimentar dos filtros correlaciona-se com sua preferência por águas rasas.
Alimenta-se junto à beira-mar ao longo das margens de lagos onde a vegetação aquática é abundante.
A comida pode ser encontrada apenas alguns centímetros abaixo da superfície da água, mergulhando o bico de cabeça para baixo e agitando os sedimentos do fundo, principalmente forrageando a 2 cm da superfície.
Habitat
O flamingo de James habita também podem ser facilmente encontrados em ambientes de água doce, nas regiões mais tropicais da América do Sul.
Geralmente, a altitude média que essas aves encontram é de cerca de 4.000 metros acima do nível do mar. Eventualmente, eles migram para baixo, para cerca de 2.300 metros acima do nível do mar.
Embora essas aves migrem, isso geralmente acontece durante o inverno, mas falaremos mais sobre esse assunto específico em um dos próximos tópicos.
Fotos do flamingo de James
Distribuição geográfica
Pode ser encontrado no Altiplano Andino (mais de 3.500 m), restrita a uma zona específica da Cordilheira dos Andes, que inclui o extremo sul do Peru, o oeste da Bolívia, norte do Chile, noroeste da Argentina e no Brasil foi vista pela primeira vez em 2005 em o estado do Acre.
Preservação do flamingo de james
Atualmente, o flamingo de James é uma espécie que se encontra na categoria de quase ameaçada de extinção.
Além disso, disso, estima-se que, provavelmente, nas próximas 2 ou 3 gerações, haverá um declínio significativo dessa ave, principalmente por conta da perda de seus habitats naturais.
No entanto, não é somente esse flamingo que sofre que a degradação do meio ambiente, mas outros tipos de animais também.