O flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor) é uma ave de grande porte da família Phoenicopteridae, é um pouco menor que o flamingo-comum, distinguindo-se pelas tonalidades mais intensas da plumagem e pelo bico escuro.
Além disso, este flamingo distribui-se pela África tropical, sendo muito raro na Europa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do flamingo-pequeno
O flamingo-pequeno é o menor flamingo do mundo, com o bico longo, muito escuro e tricolor, e as patas vermelhas.
Além disso, os juvenis são castanho-acinzentados e mais escuros que os dos flamingos-comuns.
Faz enormes deslocações como resposta à mudança das condições ambientais, o bico é comprido e escuro, os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Reprodução do flamingo-pequeno
Além disso, esta espécie de flamingos apresenta a plumagem mais brilhante, e têm cabeça pequena, pescoço longo, corpo relativamente grande e pernas altas.
O flamingo-pequeno possui o bico é comprido e escuro, e os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Veja agora:
Alimentação
O flamingo-pequeno se alimentam de algas e pequenos crustáceos que são ricos em cantaxantina (encontrada nos camarões) e outros carotenoides que colorem as penas dessas aves, sendo que a intensidade da coloração é proporcional à quantidade desses pigmentos na dieta.
Curiosidades
Esta espécie de flamingos produzem uma espécie de leite para alimentar as suas crias, o leite do papo é produzido, quer pelos machos, quer pelas fêmeas, pelo sistema digestivo.
Habitat
O flamingo-pequeno habita lagos interiores alcalinos, onde se congrega em enormes bandos para nidificar e se alimentar de cianobactérias, num pequeno número de colónias.
Fotos do flamingo-pequeno
Distribuição geográfica
O flamingo-pequeno distribui-se pela África tropical, sendo muito raro na Europa. Além disso, existem algumas observações em Portugal, mas não se sabe se as aves em causa eram genuinamente selvagens.