Flautim-pardo (Cnipodectes subbrunneus) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Cnipodectes.
São geralmente solitários, raramente ou nunca juntando-se a bandos mistos. Eles costumam esticar lentamente uma asa sobre as costas.
Os machos exibidos são muito mais ouvidos do que vistos. Eles tendem a ser bastante sedentários.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do flautim-pardo
O flautim-pardo macho mede 18 cm e a fêmea 15,5 cm de comprimento. O bico é bastante largo, mais claro abaixo. A íris é laranja.
Principalmente marrom opaco, um pouco mais avermelhado na garupa e na cauda, bastante longo; asas mais escuras com bordas ruivas. A garganta e o peito são marrons, o ventre é branco amarelado sujo.
As penas primárias externas dos machos são rígidas e tortas, muitas vezes evidentes no campo, fazendo com que a asa pareça “desleixada”.
Habitat do flautim-pardo
Esta espécie é considerada rara em seu habitat natural , o sub-bosque emaranhado de florestas úmidas e semi-úmidas de até 600 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se de forma desarticulada no centro e leste do Panamá e no noroeste da Colômbia; no oeste do Equador; e na bacia amazônica ocidental do Equador oriental, sul da Colômbia, nordeste e leste do Peru, oeste da Amazônia brasileira e extremo noroeste da Bolívia .
Reprodução do flautim-pardo
Elas tecem um ninho em forma de saco de m de comprimento, feito com musgo, folhas secas e outras fibras vegetais.
Alimentação do flautim-pardo
O flautim-pardo sua dieta, pouco conhecida, consiste em insetos .
Canto do flautim-pardo
A canção é um ” kiiíu ” agudo , freqüentemente dobrado e às vezes acompanhado por um toque de nota. A chamada é um ” kuuuuwít ” mais nasal e arrastado , também frequentemente duplicado.