Aves

Fragata-de-ascensão: características, reprodução, habitat, alimentação

Por Alan Costa, em 06/02/2023
fragata-de-ascensao

A fragata-de-ascensão (Fregata Aquila) é ave família fregatidae ameaçada de extinção que vive no Atlântico Sul.

A fragata da Ascensão é uma grande ave marinha de constituição leve, com plumagem preto-acastanhada e cauda profundamente bifurcada.

fragata-de-ascensao
fragata-de-ascensao

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Tem uma envergadura de cerca de 2 m (6,6 pés). O macho tem um impressionante saco gular vermelho que ele infla para atrair uma parceira.

Características do fragata-de-ascensão

caracteristicas do fragata-de-ascensao
caracteristicas do fragata-de-ascensao

O comprimento da fragata-de-ascensão é de 90 a 95 centímetros e o peso é de 1,3 kg. A envergadura é de dois metros. A plumagem do cachorro é completamente preta, mas tem um brilho verde e roxo.

Sua bolsa na garganta torna-se uma bola vermelha brilhante em forma de coração durante a época de reprodução. A fêmea é mais marrom-ferrugem, principalmente ao redor da gola e do peito.

Algumas fêmeas também apresentam manchas brancas na barriga e no peito. Os indivíduos jovens se assemelham às fêmeas, mas suas cabeças são brancas.

Como outras fragatas, a fragata do Atlântico tem cauda bifurcada, bico em forma de gancho e asas pontiagudas.

Fragatas caninas do Atlântico e fragatas imperadoresforam considerados indistinguíveis, mas as fragatas do Atlântico fêmeas diferem de seus parentes por não terem branco em suas cabeças ou corpos.

Habitat do fragata-de-ascensão

habitat do fragata-de-ascensao
habitat do fragata-de-ascensao

O alcance da fragata-de-ascensão cobre 2.800.000 quilômetros quadrados de mar, mas a espécie se reproduz apenas na pequena Boatswain Bird Island, perto da remota Ascensão , a 250 metros da costa da ilha maior.

As fragata-de-ascensão vagam pela África Ocidental desde o Golfo da Guiné até a foz do rio Congo . Mais de cem anos atrás, a espécie também se reproduziu na Ascensão, mas foi exterminada por gatos trazidos por colonos e depois feralizados .

A forte corrente no estreito entre Ascension e Boatswain Bird Island manteve os animais de quatro patas fora da ilha. As fragatas atlânticas nidificam em uma encosta de basalto acidentada e um tanto exposta . O tamanho da população é estimado em 17.200 a 20.200 indivíduos.

Reprodução do fragata-de-ascensão

reproducao do fragata-de-ascensao
reproducao do fragata-de-ascensao

As fragatas-de-ascensão nidificam em quatro colônias soltas . A nidificação possivelmente ocorre durante todo o ano. No entanto, o número de aves nidificantes varia.

O número de posturas começa a aumentar em maio e atinge o pico em outubro. Depois disso, há menos ovos e o fundo é em fevereiro-abril.

O sucesso reprodutivo do casal de fragatas-de-ascensão é ruim e o casal pode criar apenas um filhote a cada dois anos. Durante a época de reprodução, os machos se reúnem e apresentam suas bolsas de garganta cheias para as fêmeas que passam voando.

Alimentação do fragata-de-ascensão

alimentacao do fragata-de-ascensao
alimentacao do fragata-de-ascensao

Alimenta-se principalmente de peixes , embora também coma pequenas tartarugas. Quase nunca pousa, por isso sempre captura suas presas em pleno vôo.

Conservação

A fragatas-de-ascensão é classificada como vulnerável. Censos realizados em 1997 estimavam que sua população variava entre 5.000 e 10.000 indivíduos.

Além disso dados dos censos realizados em 2001 e 2002 sugerem que sua população seja de 12.500 indivíduos maduros. Análises baseadas em novos censos, juntamente com dados históricos, apontam para uma população estável.

fragata-de-ascensao
fragata-de-ascensao

 

 

Sair da versão mobile