A fragata-grande (Fregata minor) é uma ave pertencente da família Fregatidae, também conhecida como tesourão-grande e no Caribe de piratas-do-caribe.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A fragata-grande é uma grande ave oceânica que pode ser encontrada no Oceano Pacífico (incluindo Ilhas Galápagos) e Oceano Índico, assim como uma população no Atlântico Sul.
É uma ave marinha de porte leve e grande, com até 105 centímetros de comprimento e plumagem predominantemente preta.
A espécie exibe dimorfismo sexual, a fêmea é maior que o macho adulto e tem pescoço e peito brancos, e as penas das omoplatas do macho têm um brilho verde-púrpura.
Subespécies
A fragata-grande possui cinco subespécies:
– Fregata minor palmerstoni: reproduz-se nas ilhas do centro e do oeste do Pacífico.
– Fregata minor ridgwayi: reproduz-se no leste do Pacífico nas ilhas Revillagigedo, Coco e Galápagos.
– Fregata minor nicolli: reproduz-se nas ilhas de Trindade e Martim Vaz, no Brasil.
– Fregata minor aldabrensis: reproduz-se no oeste do Oceano Índico em Aldabra e ilhas adjacentes.
– Fregata minor minor: reproduz-se nas ilhas Cocos e Christmas (Oceano Índico) e nas Ilhas Paracel (Mar da China Meridional).
Características da fragata-grande
A fragata-grande é uma ave de grande porte com aproximadamente 98 cm de comprimente e envergadura de até 2 metros, sendo que o seu peso é de somente 1,5 kg.
A plumagem dos machos é toda preta com uma coloração roxa no dorso, com uma bolsa vermelha na garganta, a fêmea tem o peito branco.
Enquanto isso, os indivíduos imaturos têm cabeça branca e parte inferior com uma barra marrom na ponta da asa.
Alimenta-se principalmente de peixes e tem o hábito de roubar presas de outras aves marinhas. Esse comportamento, conhecido como cleptoparasitismo, rendeu a essa espécie o nome popular de pirata do mar.
Os peixes são capturados na superfície da água, pois esta ave não sabe nadar, pois suas penas não são à prova d’água como outras aves aquáticas.
Reprodução da fragata-grande
Durante a época de reprodução, os machos inflam a bolsa gular, que é exclusiva da região de reprodução.
Ao se dirigirem às fêmeas, elas acenam com a cabeça e utilizam essa estrutura para realizar movimentos sobre as árvores.
Os ninhos são construídos na parte superior de árvores ou arbustos, as fêmeas depositam os ovos neles e os incubam com os machos por seis a oito semanas.
Alimentação
A fragata-grande se alimenta de peixes capturados em voo na superfície do oceano, também arrebata na praia peixes mortos e filhotes de tartarugas recém-nascidos logo que eles abandonam o ninho.
Habitat
A fragata-grande habita em ambientes costeiros.
Fotos da fragata-grande
Distribuição geografica
A fragata-grande pode ser encontrada nas Américas do Sul e Central. No território brasileiro, pode ser vista em Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.