Francolim-coqui: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Francolim-coqui (Campocolinus coqui) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Campocolinus.
Este francolim geralmente permanece em pares ou pequenos grupos, constituindo companhias de até oito indivíduos. Feroz e muitas vezes escondido na cobertura vegetal, prefere escapar correndo do que voando.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do francolim-coqui
Os sexos diferem significativamente na coloração. Os galos têm uma coroa marrom-avermelhada e são amarelo-ouro acima dos olhos e do bico , bem como no queixo e na garganta, nas bochechas, no pescoço e nas laterais do pescoço.
Os pescoços inferior e posterior são listrados em preto e branco. A parte superior tem um padrão claro de codorna , a parte inferior é amarelo claro com listras pretas. As penas da cauda são amarelas enferrujadas.
As galinhas têm cabeça marrom-acinzentada e rosto amarelo claro. Uma faixa tracejada preta e branca vai das sobrancelhas até as têmporas e termina nas laterais do pescoço.
Uma faixa igual desce a partir do ângulo do bico. A garganta é branca, o pescoço, o peito e as partes superiores são castanho-avermelhadas, as penas têm hastes brancas. A parte inferior é amarela fosca e tem listras pretas.
Habitat do francolim-coqui
O francolim-coqui frequenta toda uma gama de habitats até 2.200 m acima do nível do mar: bosques secos alternados com áreas gramadas, áreas arenosas com cobertura arbustiva, bordas de áreas cultivadas, plantações com tapete gramado e savanas gramadas pontilhadas de mato (Urban et al. 1986).
Distribuição geográfica
Esta ave está distribuída por toda a África Ocidental: do sul da Mauritânia ao norte da Nigéria com populações isoladas no Mali , Níger e Etiópia . É mais comum no sul de Angola , sudeste dos Camarões , África do Sul , Tanzânia , Uganda , Botsuana , Namíbia (Hennache & Ottaviani 2011) e Suazilândia.
Reprodução do francolim-coqui
A postura do francolim-coqui ocorre em Julho na Nigéria, de finais de Agosto a Março no Zaire, de Outubro a Abril com um pico entre Novembro e Fevereiro na África do Sul e provavelmente de Maio a Junho na Etiópia.
A espécie é considerada monogâmica e territorial. O ninho é uma leve depressão raspada no chão com uma cobertura de gramíneas e folhas, geralmente escondida ao pé de um matagal.
Os jovens permanecem com os adultos durante vários meses, mas há uma elevada taxa de predação por aves de rapina, cobras e gatos selvagens (Urban et al. 1986).
Alimentação do francolim-coqui
Sua dieta inclui sementes de plantas herbáceas e cereais cultivados, folhas e invertebrados incluindo formigas, cupins, besouros, gafanhotos e suas larvas.
Canto do francolim-coqui
A canção, pronunciada no início da manhã ou no final da tarde, consiste em uma sucessão de sete a dez notas, ter, tinta, tinta, terra, terra, terra, terra, terra de potência decrescente, sendo a segunda e a terceira notas as mais forte.
Outro grito, agudo e repetido várias vezes, é bastante comum co-qui co-qui, co-qui.