Francolim-do-natal (Francolinus natalensis) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Francolinus.
A população é bastante estável. Não temos relatos de uma diminuição notável no número de espécimes nos últimos anos.
No entanto, Madge acredita que as mudanças de habitat na África do Sul, particularmente o avanço das áreas agrícolas para regiões de mato, podem estar a causar um ligeiro declínio.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do francolim-do-natal
O francolim-do-natal mede aproximadamente 38 cm de comprimento, pesando 370-482 g.
Este francolim tem bico laranja com base amarela, íris marrom e pernas vermelhas . Os sexos são idênticos, porém, quando vistos lado a lado, a fêmea parece ser menor e você pode perceber que ela não tem espora.
Nos adultos, as penas da cabeça são marrom-acinzentadas escuras com pequenas bordas brancas. Uma mancha preta adorna a área ao redor do olho. Todas as partes inferiores são brancas com padrões semelhantes a escamas pretas.
Essas barras pequenas e espaçadas são mais grossas nos flancos, assim como na garganta, pescoço e peito. As partes superiores são de cor castanho-acinzentada opaca, com estrias evidentes e bem espaçadas e algum vermiculado vago e mais claro.
Os juvenis têm plumagem mais opaca que a dos pais, com uma leve tonalidade amarelada na parte inferior. O bico é esverdeado e as pernas da cor da pele.
Habitat do francolim-do-natal
O francolim-do-natal vive em regiões áridas, onde frequenta matagais, matagais densos e colinas arborizadas. No entanto, é frequentemente encontrado perto da água. Aprecia particularmente os bosques que margeiam rios ou pequenos riachos.
Adora encostas rochosas cobertas de mato. Em alguns lugares o encontramos nas margens de terras cultivadas. Seu habitat varia consideravelmente em altitude: desde o nível do mar em Natal até 1800 m no Zimbábue.
Reprodução do francolim-do-natal
Os francolins de Natal são monogâmicos . Podem nidificar em quase todos os meses do ano, mas na Zâmbia e no Zimbabué a maioria das ninhadas desenvolve-se durante o período de Março a Maio.
Na África do Sul os ovos são postos principalmente em janeiro-fevereiro e de abril a julho. O ninho é uma pequena depressão riscada no chão e forrada com folhas de grama, escondida sob um arbusto. A fêmea geralmente põe 4 ou 5 ovos que variam de cor creme a amarelo claro.
Às vezes, a pequena depressão pode conter uma dúzia de ovos, mas nestes casos é sem dúvida o esforço conjunto de duas fêmeas. Não temos informações sobre a incubação ou quanto tempo os filhotes permanecem no ninho.
Alimentação do francolim-do-natal
A dieta do francolim-do-natal não difere em nada da dos seus pares: é um omnívoro que se alimenta principalmente de sementes e insectos.
Canto do francolim-do-natal
A chamada de advertência é uma série de 4 notas: ker-kik-kik-kik, com ênfase particular nas três últimas. Um kwali-kwali-kwali bastante alto também pode ser ouvido.
Às vezes, o francolim natal também emite um krr-ik-krr estridente , cujo uso desconhecemos. Em caso de alarme, dê um kik simples e curto.