Freirinha-de-coroa-castanha (Nonnula ruficapilla) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Nonnula.
A IUCN avaliou a freirinha-de-coroa-castanha como sendo de menor preocupação. Embora tenha um alcance muito grande, sua população é desconhecida e acredita-se estar diminuindo.
É bastante comum no Brasil, menos no Peru, e incomum a rara na Bolívia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da freirinha-de-coroa-castanha
A freirinha-de-coroa-castanha é de cerca de 14 cm de comprimento e pesa 14 a 22 g. A subespécie nomeada tem uma grande e rica coroa castanha. O resto do rosto, a nuca e as laterais do peito são de um cinza frio.
O resto das partes superiores são marrom fosco com alguns reflexos avermelhados. O queixo e o peito são laranja-avermelhados, os flancos ruivos mais claros e a parte inferior central esbranquiçada.
O bico é principalmente azul prateado, o olho castanho com um anel avermelhado nu ao redor e os pés cinza acastanhado escuro.
Freirinha-de-coroa-castanha tem o gorro mais escuro e o peito mais brilhante que o nominal, N. r. nattereri um boné mais escuro e peito mais opaco, e N. r. inundata é mais escuro e opaco do que nattereri .
Habitat da freirinha-de-coroa-castanha
A espécie habita a vegetação rasteira e o subdossel de uma variedade de paisagens, incluindo terra firme , floresta secundária e de transição ; floresta ao longo de rios e córregos e igapó .
Na maioria das vezes, associa-se ao bambu, especialmente aos matagais ao longo das margens dos rios, mas não exclusivamente. Em regiões de florestas montanhosas, é frequentemente encontrado ao longo de riachos.
Reprodução da freirinha-de-coroa-castanha
Nada se sabe sobre a fenologia reprodutiva da freira ruiva .
Alimentação da freirinha-de-coroa-castanha
Espécimes de freirinha-de-coroa-castanha tinham restos de insetos em seus estômagos. Nenhuma outra informação sobre sua dieta ou comportamento alimentar foi publicada.
Canto da freirinha-de-coroa-castanha
A canção da freirinha-de-coroa-castanha é uma “longa série (13–30 notas) de assobios agudos, claros, curtos e flexionados para cima, ‘fwick!-fwick!’… a série ligeiramente mais suave e mais baixa perto do início e fim.”