A fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é um pequeno pássaro que pertence a família Cisticolidae, ela é encontrada principalmente em pastagens, é melhor identificada por sua garupa ruiva.
Além disso, esta espécie de fuinha não possui ouro na gola e a cauda acastanhada tem a ponta branca, durante a época de reprodução, os machos exibem um vôo em ziguezague acompanhado por chamados regulares de “zitting” que foram comparados a recortes repetidos de uma tesoura.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da fuinha-dos-juncos
A fuinha-dos-juncos é uma ave que mede cerca de 10 a 12 cm de comprimento, é uma ave pequena, de plumagem castanha e com o dorso riscado, que se esconde frequentemente por entre a vegetação, podendo por isso ser difícil de observar.
Além disso, o canto desta ave é emitido em voo, torna esta pequena ave muito conspícua.
Reprodução do fuinha-dos-juncos
O ninho da fuinha-dos-juncos é construído no solo, por entre as ervas, a femea deposita de dois a seis ovos, que eclodem de 11 a 15 dias.
Quando os filhotes tornam-se independentes e deixam o ninho com dez a vinte dias de nascidos.
Alimentação
A alimentação desta espécie é constituída por insetos que captura por entre a vegetação.
Habitat
A fuinha-dos-juncos habita em zonas abertas, húmidas e secas, com densa vegetação herbácea, como juncos e campos cultivados. Evite florestas e áreas pedregosas, e está ausente de áreas com isotérmica inferior a 3,5 °C no inverno.
Fotos da fuinha-dos-juncos
Canto da fuinha-dos-juncos
O canto da fuinha-dos-juncos lembrar o som de um inseto e consiste numa única nota emitida a intervalos de cerca de 1 segundo: zit… zit… zit….zit…
Além disso, também é frequentemente avistada no ar entoando o seu canto monótono e repetitivo tchip…tchip….tchip… emitido num voo ondulante.
Distribuição geografica
A fuinha-dos-juncos pode ser encontrado pelo sul da Europa e por uma grande parte de África. Em Portugal é comum em espaços abertos, sendo especialmente numerosa nas terras baixas do litoral.