Fura-flor-azulado: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Fura-flor-azulado ( Diglossa caerulescens ) é uma espécie de ave da família das sanhaças que pertence ao gênero dos Diglossa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
distribuída na Venezuela , Colômbia , Equador , Peru e Bolívia . O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Características do fura-flor-azulado
O fura-flor-azulado atinge um comprimento corporal de cerca de 13,5 cm com um peso de cerca de 10,1 a 16,0 g.
É um bico em forma de gancho de cor azulada relativamente opaca com um bico preto bastante longo e fino que é apenas ligeiramente curvado para cima e, em comparação com outras espécies do gênero, não possui gancho na ponta.
O macho é principalmente cinza-azulado opaco. A frente da cabeça, a área das rédease uma pequena área ao redor dos olhos são enegrecidas, parecendo uma pequena máscara indefinida.
As coberturas das asas superiores são azuis opacas, as primárias e as penas de vôo escuras com bordas azuis. A garganta e a parte inferior são ligeiramente mais pálidas do que a parte superior.
A parte inferior é azul opaco intercalada com pequenas franjas de penas brancas, mais acinzentadas no meio da barriga. A íris é de vermelho escuro a vermelho alaranjado, com a cor dos olhos sendo bastante discreta.
As pernas são cinza escuro. A fêmea é semelhante ao macho, mas é mais opaca na cor e na cor dos olhos.
Habitat do fura-flor-azulado
O fura-flor-azulado prefere florestas úmidas de montanha, vegetação secundária mais antiga e bordas de floresta. No sul do Peru, parece preferir florestas mais arbustivas em solos pobres em nutrientes.
Ele se move no norte da Venezuela em altitudes de 1.400 a 2.100 metros, entre 1.600 e 3.200 metros no sul dos Andes da Colômbia e do Equador. Em ambos os países ele costuma estar entre 2100 e 2700 metros na estrada. No Peru, sua altitude varia de 1300 a 3100 metros.
Reprodução do fura-flor-azulado
Na Venezuela, um ninho contendo ovos de bico de prata foi descoberto no estado de Trujillo em fevereiro. Havia menores no Departamento de Santanderem dezembro e aves em período reprodutivo de junho a agosto na Colômbia.
Filhotes foram relatados na Amazônia em fevereiro. Juvenis foram observados em junho no norte do Peru e em agosto no sul do Peru. Todos esses relatórios sugerem que ele se reproduz desde o meio da estação seca até os estágios iniciais da estação chuvosa.
O ninho é uma xícara aberta de grama seca e musgo que ela coloca em um arbusto. Na Venezuela, um ninho foi encontrado em um poço profundo em uma estrada íngreme e coberta de musgo.
Há pouca informação sobre o número de ovos em uma ninhada. Um ninho na Venezuela tinha dois ovos. Os ovos da Colômbia são descritos como azul-esverdeados pálidos com manchas marrom-avermelhadas principalmente na extremidade maior.
Alimentação do fura-flor-azulado
O fura-flor-azulado alimenta-se de insetos e pequenas bagas, preferencialmente do gênero Miconia . Há relatos de que também come os frutos de Cavendishia bracteata na Colômbia ou Rubus em outras áreas.
Canto do fura-flor-azulado
O canto do fura-flor-azulado é descrito no Peru como muito variável, alto e sibilante com um chilrear melancólico e tom decrescente.
Na Venezuela e na Colômbia, seu repertório inclui algumas notas lentas e agudas seguidas por uma enxurrada acelerada de notas em staccato explodindo nas copas das árvores, que podem variar geograficamente.
Estes podem soar como iiit, esa-it, it-tsu-ti’ tip-ta-lip’ ta-lip, tschlip, tschi-ep, tschilip’ iz si…, tendem a diminuir e terminam em excesso de zelo, confusão risonha que pode durar de dois segundos a muito tempo.
Na Venezuela e na Colômbia, muitas vezes você também pode ouvir um tiink metálico e forte , que é inconfundível.