Fura-flor-ferrugíneo ( Diglossa sittoides ) é uma espécie de ave da família das Thraupidae que pertence ao gênero dos Diglossa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie tem uma grande distribuição que inclui os países sul-americanos da Argentina , Bolívia , Peru , Equador , Colômbia e Venezuela .
O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Características do fura-flor-ferrugíneo
O fura-flor-ferrugíneo atinge um comprimento corporal de cerca de 11,5 a 12 centímetros e pesa cerca de 9 gramas.
O bico preto, voltado para cima, tem a ponta adunco. A parte superior do macho é cinza-azulada. Dependendo da subespécie, apresenta uma máscara facial preta mais ou menos pronunciada.
A parte de baixo é marrom canela. Há um forte dimorfismo sexual . O lado superior da fêmea é castanho-oliva claro. A parte de baixo é marrom-amarelada clara e suja. Possui listras escuras borradas no peito.
Habitat do fura-flor-ferrugíneo
O fura-flor-ferrugíneo é geralmente encontrado nas densas camadas de estratificação inferior dos subtrópicos em altitudes entre 800 e 2500 metros.
Pode ser encontrada em bordas de mata fechada, plantações de café, vegetação rasteira florida ou sebes em áreas abertas de áreas habitadas. Não é encontrado em florestas
Alimentação do fura-flor-ferrugíneo
Em busca de néctar, fura as corolas com o bico. Ele também caça insetos menores em vôo.
Estado de conservação
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC). ( Catamblyrhynchus diadema ) é uma espécie de ave da família Thraupidae e é o único membro do gênero Catamblyrhynchus .