Fura-flor-plúmbeo: características, habitat, reprodução e alimentação
Fura-flor-plúmbeo ( Diglossa plumbea ) é uma espécie de ave da família das Thraupidae que pertence ao gênero dos Diglossa.
A gama inclui os países centro-americanos da Costa Rica e Panamá . O estoque é classificado pela IUCN como “Pouco Preocupante ” .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do fura-flor-plúmbeo
O Fura-flor-plúmbeo atinge um comprimento de corpo de cerca de 10 centímetros e pesa cerca de 9 gramas.O bico superior tem uma ponta em forma de gancho que se curva para baixo.
A superfície superior do macho é cinza escuro a cinza azulado com a cauda e as asas pretas com bordas cinza escuro. A garganta é cinza chumbo, o peito torna-se cinza ardósia na parte traseira.
Em contraste com o macho, a fêmea é marrom-oliva na parte superior. As grandes coberturas dos braços e as penas da tela são emolduradas por um amarelo opaco marrom-oliva.
A coloração da alcatra também muda para um amarelo marrom-oliva opaco na barriga. As penas ao redor da cloaca têm um tom de canela.
Habitat do fura-flor-plúmbeo
As aves são encontradas nas copas das árvores e nas bordas das florestas montanhosas, preferindo clareiras ensolaradas, sem árvores, mas com matagal denso. Eles são encontrados em altitudes entre 1200 e 1900 metros.
Reprodução do fura-flor-plúmbeo
O ninho é uma tigela sólida e estável feita de musgo, pedaços de folhas e fibras grossas e finas. Nele, eles põem 2 ovos azuis claros, levemente manchados de marrom. Normalmente eles se reproduzem de agosto a dezembro, em casos raros também em março.
Alimentação do fura-flor-plúmbeo
A fura-flor-plúmbeo alimenta-se principalmente de néctar , ocasionalmente também pode se alimentar de insetos
Fotos do fura-flor-plumbeo