O gaio-azul ( Cyanocitta cristata ) é um pássaro que pertence à família das Corvidae que se originam na América do Norte.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, não está diretamente relacionado a outros tipos de gralhas, é um pássaro muito inteligente, adapta-se facilmente a situações diferentes e tem um comportamento agressivo quando se sente ameaçado.
Esta é uma ave onívora, ou seja, pode se alimentar de diferentes tipos de insetos, carniça e até mesmo alguns tipos de vegetação.
Ele é capaz de fazer sons semelhantes aos que poderiam fazer um falcão, geralmente vive em florestas e na Índia é a ave do estado Odisha.
Habitat do gaio-azul
O gaio-azul é uma ave que pertence a diferentes tipos de habitat, e pode viver em grandes florestas que possuem diferentes espécies de carvalho e faia, para serem vistas em parques da cidade e jardins de casas.
Esta ave é geralmente mantida nas diferentes áreas onde são distribuídas, considerando uma das aves migratórias que se movem apenas de dia para o sul no inverno.
A ave tem sido amplamente distribuída no sul do Canadá através do centro e leste da América do Norte no sul da Flórida e nordeste do Texas e Colorado, embora também haja aves em áreas de Tamaulipas no México como o Reserva da Biosfera do Céu.
Alimentação
O gaio-azul é um pássaro que se alimenta de sementes, pão, frutas, bolotas, o filhote de algumas aves, insetos como gafanhotos e vermes, carne, lagartas, entre outros.
Comportamento
O gaio azul é um pássaro muito social e algumas características interessantes de seu comportamento são:
– A cada ano a maioria migra de norte a sul no verão, reunindo-se para a viagem em grandes bandos de até 250 indivíduos.
– Alguns exemplares, porém, permanecem no mesmo local durante o inverno, outros migram em anos alternados. A razão para esta irregularidade na migração não é conhecida.
– A exibição de corte consiste em caçadas aéreas e o macho pode alimentar a fêmea para acasalar.
– Gaios-azuis constroem ninhos e criam seus filhotes juntos. Geralmente põem 4 ou 5 ovos e ambos os pais são responsáveis pela incubação e alimentação.
Canto do gaio-azul
O canto do gaio azul é muito parecido com a de outros tipos de pássaros, mas o mais importante é a vocalização que ele faz para alarmar seus companheiros de algum tipo de perigo.
Além disso, ele é um som bem estridente e muito semelhante ao som que a gaivota pode fazer e, por sua vez, emite um som muito agudo que pode aumentar em volume quando o pássaro muda.
A variedade de sons que essa ave pode alcançar permite que ela até copie o modo como os humanos falam.
Além de fazer esse som, pode realizar um tipo de chamada silenciosa que pode ser quase subliminar, já que é usado entre esses mesmos pássaros quando eles estão próximos, o que soa como o barulho de um velho compressor de água tornando-o som único destes pássaros.
Curiosidades sobre o gaio-azul
O gaio azul abaixa suas cristas quando alimenta pacificamente a família e os membros do rebanho ou cuida dos filhotes.
Na Flórida, pica-paus ruivos, arbustos da Flórida, gralhas e esquilos cinzentos dominam o gaio-azul e muitas vezes o impedem de obter comida.
O pigmento nas penas das aves é a melanina, que é marrom, a cor azul é causada pela dispersão da luz por células modificadas na superfície da tainha.
O freio preto no rosto, pescoço e garganta varia muito e pode ajudar os gaios-azuis a se identificarem.