Aves

Gaio: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

Por Alan Costa, em 09/01/2023
reproducao do gaio

gaio ( Garrulus glandarius ) é uma ave passeriforme da família Corvidae que pertence ao genro dos garrulus.

Essa espécie distribui-se pela Europa, partes do norte da África e Oriente Médio e em um amplo cinturão através da Ásia e de lá para o sul até a Indochina.

Reproduz-se em florestas leves e bem estruturadas de todos os tipos, mas na Europa Central prefere florestas mistas e caducifólias.

gaio
gaio

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A sua oferta alimentar é muito diversificada, predominando a alimentação animal nos meses de verão e a alimentação vegetal nos meses de inverno. Extensos estoques de bolotas e outras nozes são acumulados antes do inverno .

Os gaios do sul e oeste da Europa são principalmente migrantes sedentários , centrais, orientais e do norte da Europa , com apenas algumas populações do norte limpando completamente seus criadouros no inverno. Em alguns anos, há extensas evasões de populações do norte e leste da Europa.

Características do gaio

caracteristicas do gaio
caracteristicas do gaio

Com um comprimento de corpo de 32 a 35 cm, o gaio pertence aos corvídeos de tamanho médio, sua envergadura é de cerca de 53 centímetros e pesa cerca de 170 gramas.O bico forte é cinza-escuro a preto.

Os sexos não diferem na coloração da plumagem. Dependendo da subespécie, a cabeça é desenhada de forma mais ou menos visível.

A forma nomeada G. g. glandarius, que ocorre no centro, leste e norte da Europa, apresenta partes brancas na testa e na coroa, cujas penas estreitas e alongadas são listradas de preto e que podem ser erguidas em capuz quando excitadas.

As asas arredondadas e largas são marcantes e coloridas de forma característica. A coloração bege-rosa da parte superior continua em mantas de borda e mantas de braço médio.

A plumagem juvenil é semelhante à plumagem das aves adultas , mas é um pouco mais escura no geral e a parte inferior é mais vermelha. As listras pretas no capô são menos fortes e as faixas pretas e azuis nas asas são menos divididas.

Reprodução do gaio 

reproducao do gaio
reproducao do gaio

O gaio são sazonalmente monogâmicos e chocam uma vez por ano. Se a embreagem for perdida, ocorrem embreagens subsequentes.

Gaios jovens são presumivelmente maduros sexualmente em seu primeiro ano, mas um grande número não se reproduz até o segundo ano.

Habitat do gaio

Durante a época de reprodução, o gaio habita florestas decíduas , mistas e de coníferas na Europa Central .

Prefere ser encontrado em povoamentos esparsos que possuem uma rica camada inferior de árvores ou uma alta camada de arbustos ou em florestas ricamente estruturadas nas quais diferentes faixas etárias, clareiras, focas ou derrubadas se alternam em pequenas áreas.

habitat do gaio
habitat do gaio

Nas formas florestais monótonas, como os abetos ou pinheiros, mas também, por exemplo, nos bosques de faias, ocorre em baixa densidade, apenas em áreas periféricas ou na área de clareiras e matas.

Em habitats semelhantes a florestas, também se reproduz perto de assentamentos, por exemplo, em parques, jardins extensos ou em cemitérios.

No campo aberto, o gaio raramente é encontrado durante a época de reprodução. Quando o fruto amadurece após a época de reprodução, no entanto, procura carvalhos isolados ou arbustos de aveleira na paisagem aberta.

Alimentação do gaio

alimentacao do gaio
alimentacao do gaio

O gaio alimenta-se de milho, grãos e trigo sarraceno, nozes, bagas e frutas de caroço , pomóideas , legumes , batatas e cogumelos

Canto do gaio

A chamada de alarme é um som de chocalho alto, áspero e característico. O chamado mais comum é chää-chää e, ocasionalmente, um piüü puro semelhante a um urubu é ouvido. O canto é uma tagarelice suave. O gaio é capaz de imitar vozes ou ruídos de outros pássaros.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/01/Canto-do-gaio.mp3?_=1
Sair da versão mobile