Gaio-comum: características, reprodução, habitat, canto e alimentação
O gaio-comum (Garrulus glandarius) é uma ave da família Corvidae, que são aparentados aos corvos, percas e pegas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, os gaios recolhem e armazenam bolotas num raio de 5 km, é o único gaio pode esconder 3 a 5 mil bolotas num só inverno.
Características do gaio-comum
É uma grande ave florestal com cauda longa, asas arredondadas e plumagem muito característica, tem um comprimento de 33 a 36 cm (envergadura de 54 a 58 cm) e um peso de 140 a 190 g.
Tem uma coroa manchada de preto e branco, bigode preto e costas e barriga marrom-rosadas.
As asas e a cauda são pretas, a garupa e a parte inferior das asas são brancas, ambas claramente visíveis em vôo.
Possui uma mancha azul iridescente com finas listras pretas e brancas nos grandes conveses principais, muito marcantes.
Reprodução do gaio-comum
Os gaios são geralmente sedentários e solitários, exceto durante a época de acasalamento, quando vivem temporariamente em grupos.
O ninho é construído pelo casal no final de abril ou início de maio, geralmente em árvores, arbustos, árvores ocas ou ninhos que, em princípio, seriam destinados à coruja fulva.
O ninho geralmente fica em uma elevação mais baixa de 5 metros e consiste em palha, pequenos galhos e raízes.
A criação consiste em 3 a 6 ovos e o casal se reveza na incubação que dura 16-19 dias, os filhotes são alimentados por ambos os pais e geralmente ficam totalmente emplumados entre 21 e 23 dias de idade.
Alimentação
O gaio-comum se alimentam também de frutos de faias e de bagas de diferentes espécies.
Curiosidades
O gaio é, hoje, considerado um dos pássaros mais inteligentes do Mundo, esta ave pode facilmente ser domesticado e que pode integrar no seu dia a dia hábitos muito curiosos e interessantes.
Além disso, o seu canto é muito peculiar e ao mesmo tempo bastante parecido com o da pega-rabuda, um pássaro também da família Corvidae.
Habitat
O gaio-comum não se sente confortável em campo aberto, por isso eles geralmente vivem em florestas decíduas, coníferas e mistas ou florestas subdesenvolvidas, mas podem até viver em parques e jardins em pequenas e grandes cidades.
Fotos do gaio-comum
Canto do gaio-comum
Distribuição geografica
O gaio-comum é uma ave que pode ser encontrado numa vasta área que vai desde a Europa Ocidental até ao noroeste africano, passando por toda a Ásia continental e sudoeste asiático.