Gaio-de-peito-preto: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Gaio-de-peito-preto (Cyanocorax affinis) é uma especie de ave da família dos Corvidae que pertence ao gênero dos Cyanocorax.
Caracteriza-se por ser uma espécie barulhenta e gregária, embora discreta e tímida, principalmente no contato humano. Geralmente forrageia em grupos de 3 a 8 indivíduos, ao nível do solo e raramente ao ar livre.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do gaio-de-peito-preto
O gaio-de-peito-preto mede 34 cm de comprimento. É facilmente distinguido pelo seu padrão facial e olhos amarelos.
A cabeça, o rosto e o peito são em sua maioria pretos com manchas violetas a azuis acima e abaixo dos olhos, bem como uma faixa malar violeta-azulada.
Os juvenis não apresentam essas manchas. A parte inferior é branca, assim como a ponta da cauda, enquanto a parte superior e as asas são principalmente azul-arroxeadas escuras.
Habitat do gaio-de-peito-preto
Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais secas , florestas subtropicais ou tropicais húmidas de planície e florestas secundárias altamente degradadas.
Distribuição geográfica
Encontrada na América Central e no noroeste da América do Sul . É encontrada na Colômbia , Costa Rica , Panamá e Venezuela , abaixo de 2.700.
Reprodução do gaio-de-peito-preto
Ocorre entre janeiro e maio. É monogâmico e presume-se que seja um criador social. Tanto o macho quanto a fêmea participam da escolha do local e da construção do ninho, embora a fêmea tenha papel predominante na incubação, que dura 17 dias.
O tamanho médio de cada ninhada é de quatro ovos, de cor cinza esfumaçado.
Alimentação do gaio-de-peito-preto
Sua dieta geralmente consiste em frutas, bagas e invertebrados. Consome ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, lagartixas ou lagartos.
Canto do gaio-de-peito-preto
Os gaios-de-peito-preto são aves muito barulhentas e vocais: mantêm contacto vocal quase contínuo entre si, através de uma grande variedade de cantos.
Que vão desde assobios baixos a grasnados nasais, aos quais estas aves devem o seu nome comum de chau – chau em algumas áreas da Colômbia.