Gaio-siberiano: origem, características, reprodução, habitat e alimentação
O gaio-siberiano (Perisoreus infaustus) é uma espécie de ave pertencente a família Corvidae, que habita principalmente as florestas coníferas no norte da Eurásia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Embora seu habitat seja fragmentado, é uma ave muito comum, como tal, a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou-os como Pouco Preocupantes.
Um habitante carismático das florestas de coníferas do norte, especialmente florestas antigas ricas em líquenes.
Além disso, este pássaro tem o corpo marrom escuro e cinza com bronzeado nas laterais da cauda, garupa e manchas na parte superior da asa.
Origem
O gaio-siberiano é nativo da Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Mongólia, Cazaquistão e China.
Características do gaio-siberiano
O gaio-siberiano é o menor dos corvídeos paleárticos, pesando entre 75 e 90 gramas e medindo em média 30 cm de comprimento.
A plumagem do adulto é marrom-acinzentada, sendo a parte superior da cabeça marrom-escura e a inferior clara, além do peitoral ainda mais claro, a garupa é amarelada e o pescoço acinzentado.
Existem padrões listrados em suas penas externas e seus pés são pretos, sua aparência é muito imperceptível para camuflar os predadores que habitam seu habitat.
Reprodução do gaio-siberiano
Não se sabe muito, sobre a reprodução desta espécie, porém os gaios-siberiano são principalmente monogâmicos, e um casal permanecerá junto no mesmo território até a morte.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de sementes, bagas, carniça, pequenos insetos também leva ovos e filhotes de pequenos pássaros.
Habitat
O gaio-siberiano habita nas florestas boreais nortenhas de abeto, pinho, cedro e larício, que circundam desde a Escandinávia até o norte da Rússia e Sibéria.
Fotos do gaio-siberiano
Distribuição geografica
O gaio-siberiano pode ser encontrado na Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Mongólia, Cazaquistão e China, porém também pode ser encontrado na Bielorrússia, Estónia, Letónia, Polónia, Eslováquia e Ucrânia.