Gaivina-de-dorso-preto: características, reprodução e alimentação
A gaivina-de-dorso-preto (Onychoprion fuscatus) é uma espécie ave que pertence a família Sternidae, conhecido como gaivina-de-dorso-escuro, andorinha-do-mar-escura, garajau-escuro ou trinta-réis-das-rocas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A gaivina-de-dorso-preto é uma ave migratória e dispersiva , invernando mais amplamente através dos oceanos tropicais.
A espécie tem hábitos marinhos em comparação com a maioria das andorinhas-do-mar e são geralmente encontradas no interior somente após fortes tempestades.
Características da gaivina-de-dorso-preto
A gaivina-de-dorso-preto é comum nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mas muito raro nas águas portuguesas, a nidificação já foi notada nos Açores (Santa Maria e Ilha Graciosa) e na Madeira (Ilhas Selvagens).
Distingue-se pela plumagem preta e branca, garupa e dorso preto, e pelo comprimento de sua cauda, fortemente bifurcada, aparte inferior e a testa são brancas.
Reprodução da gaivina-de-dorso-preto
Nidifica em um arranhão ou buraco no chão e põe um único ovo, geralmente à tarde, embora ninhadas de dois ovos tenham sido relatadas, elas provavelmente ocorrem quando um ovo rola de um ninho para outro.
Alimentação
A gaivina-de-dorso-preto se alimenta pegando peixes da superfície em ambientes marinhos, muitas vezes em grandes bandos, e raramente vem à terra, exceto para procriar, e pode ficar no mar por 3 a 10 anos.