Gaivota-cinzenta: características, habitat, reprodução e alimentação
Gaivota-cinzenta (Leucophaeus modestus) é uma especie de ave da família dos Laridae que pertence ao gênero dos Leucophaeus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Incomum entre as gaivotas, ela se reproduz no interior do deserto extremamente seco de Atacama, no norte do Chile , embora esteja presente como uma ave não reprodutiva ao longo de grande parte da costa do Pacífico da América do Sul.
Características da gaivota-cinzenta
Os sexos são semelhantes nas gaivotas cinzentas, os adultos atingem um comprimento de cerca de 45 cm e pesam cerca de 360 a 400 g.
A cabeça é branca no verão, mas cinza-acastanhada no inverno, o corpo e as asas são cinza com a superfície dorsal um pouco mais escura que a região ventral.
As penas de vôo são pretas e as primárias internas e as secundárias têm pontas brancas, visíveis em vôo, a cauda tem uma faixa preta com uma borda traseira branca. As pernas e o bico são pretos e a íris é marrom. O chamado é semelhante ao da gaivota risonha.
Habitat da gaivota-cinzenta
A gaivota-cinzenta ocorre em desertos montanhosos nus, como o Deserto do Atacama, que pode estar entre 35 e 100 km da costa.
Busca seu alimento nas praias arenosas do Pacífico; ela evita áreas rochosas. Fora da época de reprodução, a área de distribuição se estende desde o sul do equador até o centro-sul do Chile.
Reprodução da gaivota-cinzenta
As gaivota-cinzenta se reproduzem em colônias muito grandes de até 60.000 ninhos em 5,5 km². A densidade é de cerca de 1 ninho por m².
A época de reprodução é entre novembro e janeiro, e os ovos são postos a partir de meados de dezembro. Nos anos em que o fenômeno climático El Niño aumentaocorre, a espécie não se reproduz.
O ninho consiste em uma cavidade rasa, geralmente perto de uma pedra. A ninhada consiste em 1-3, mas principalmente dois ovos claros, quase esbranquiçados, cuja superfície é extremamente pobre em evaporação.
É incubado por 28 a 31 dias. Enquanto um parceiro fica com a ninhada o dia todo, o outro voa para o litoral para forragear.
Alimentação da gaivota-cinzenta
A gaivota-cinzenta alimenta-se principalmente de caranguejos-toupeira, ele também come peixes e minhocas.
Estado de conservação da gaivota-cinzenta
A gaivota-cinzenta tem uma área restrita de reprodução no interior e uma faixa limitada de invernada ao longo das costas do Equador, Peru e Chile.
Acredita-se que a tendência populacional seja descendente. No entanto, o número total de aves é suficientemente grande para justificar listar a gaivota-cinzenta como sendo de ” menos preocupação ” em vez de incluí-la em uma categoria mais ameaçada.