Aves

Gaivota-de-audouin: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Thomas Jeferson, em 22/03/2023
habitat da gaivota-de-audouin

Gaivota-de-audouin (Ichthyaetus audouinii) é uma espécie de ave Charadriiforme da família Laridae nativa do Mediterrâneo.

Produz em pequenas ilhas colonialmente ou sozinho, colocando 2-3 ovos em um ninho no chão . Como é o caso de muitas gaivotas, ela é tradicionalmente colocada no gênero Larus .

gaivota-de-audouin
gaivota-de-audouin

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

No final dos anos 1960, esta era uma das gaivotas mais raras do mundo, com uma população de apenas 1.000 casais. Estabeleceu novas colônias, mas permanece rara com uma população de cerca de 10.000 casais.

Características da gaivota-de-audouin

caracteristicas da gaivota-de-audouin
caracteristicas da gaivota-de-audouin

As gaivotas de audouin são gaivotas de tamanho médio com um comprimento de corpo de 51 cm. Eles são brancos na cabeça, pescoço, partes inferiores e cauda, ​​e cinza claro no dorso e na superfície superior das asas.

O bico é vermelho coral com um anel preto perto da ponta amarela, seus pés são verde-oliva escuro.

À distância, os olhos, o bico e os pés parecem pretos e, embora de tamanho mais próximo de uma gaivota-argentina ( Larus argentatus ), a espécie parece muito mais leve e elegante, em geral mais parecida com uma grande gaivota comum ( Larus canus ).

Habitat da gaivota-de-audouin

habitat da gaivota-de-audouin
habitat da gaivota-de-audouin

Vive nas costas do Mar Mediterrâneo , onde as águas são menos poluídas.

Distribuição geográfica 

Se distribui pela Espanha ( Ilhas Chafarinas e foz do Ebro ), na Argélia, na Grécia, na Itália ( Sardenha , Arquipélago Toscano , Apúlia e Campânia ); pequenas colônias também são encontradas na Córsega, Tunísia, Marrocos, Croácia (em algumas ilhas do Mar Adriático, incluindo Curzola ), na Turquia e naChipre.

No inverno, ele se move para o sul ao longo da costa norte-africana e para a Gâmbia , Mauritânia , Gabão e Senegal.

Ocorrências acidentais são relatadas na Bulgária, República Tcheca, Alemanha, Malta, Israel, Jordânia , Suíça, Egito e Reino Unido.

Reprodução da gaivota-de-audouin

reproducao da gaivota-de-audouin
reproducao da gaivota-de-audouin

A reprodução do gaivotas de audouin se da no final da primavera, um mês depois da gaivota-arenosa , em pequenas ilhas ao longo das costas rochosas.

Os ovos, 2 ou 3, são postos em ninho construído durante a corte e caracterizados por uma escavação no solo coberto com material de origem vegetal, eclodem após quase um mês da postura, com o macho a ajudar a fêmea na incubação.

Alimentação da gaivota-de-audouin

alimentacao da gaivota-de-audouin
alimentacao da gaivota-de-audouin

Alimenta-se preferencialmente de peixes, mas não despreza pequenos crustáceos. A caça ocorre preferencialmente ao entardecer e a presa é capturada por imersão da cabeça e pescoço.

Estado de conservação da gaivota-de-audouin

Devido ao crescimento populacional no Mediterrâneo ocidental nos últimos 20 anos, a espécie agora é considerada segura.

Gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis) podem ser responsáveis ​​por grandes perdas de filhotes e destruição de ninhos de gaivotas-de-audouin, mas isso não acontece em todas as colônias ou em todos os anos.

Os habitats da gaivota de Audouin estão sendo destruídos principalmente pelo turismo .

gaivota-de-audouin
gaivota-de-audouin
Sair da versão mobile