Gaivota-de-cabeça-preta ( Ichthyaetus melanocephalus ) é uma pequena gaivota que pertence ao gênero das Laridae.
Esta gaivota se reproduz quase inteiramente no Paleártico Ocidental , principalmente no sudeste, especialmente ao redor do Mar Negro , e no centro da Turquia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Existem colônias em outras partes do sul da Europa, e esta espécie passou por uma expansão dramática nas últimas décadas. Como é o caso de muitas gaivotas, ela é tradicionalmente colocada no gênero Larus .
Características da gaivota-de-cabeça-preta
Com um comprimento de 39 centímetros e uma envergadura de 98 centímetros, a gaivota-de-cabeça-preta é uma espécie relativamente pequena de gaivota. No entanto, é fortemente construído e tem uma cabeça grande e redonda. O pescoço é muito curto.
Suas asas longas e pontiagudas se estendem bem além da cauda em forma de leque. Os pés têm um dedo curto e três dedos longos, que são palmados. O bico da gaivota é curto, mas forte. Na plumagem reprodutiva ela tem um capuz preto marcante que se estende até o pescoço.
A gaivota-de-cabeça-preta, de aparência semelhante na plumagem reprodutiva , possui um capuz marrom-escuro que atinge apenas a nuca. As asas são cinza claro, mas as primárias são brancas. O resto da plumagemtambém é branco.
Seus pés e a haste de seus bicos são vermelho escuro, a ponta de seus bicos geralmente é amarela a laranja, mas também pode ser vermelha. Há uma faixa escura entre a ponta do bico e a haste do bico.
O capuz preto está faltando no vestido liso , mas há uma mancha cinza escura atrás do olho e linhas cinzas na nuca. Na plumagem juvenil são os secundáriosde cor marrom, as penas do ombro são cinza e as primárias como a ponta da cauda são marrom-escuras.
A nuca, o peito e a nuca são castanho-acinzentados claros. As patas são cinza ardósia, o bico cinza-rosa tem a ponta escura. A partir do segundo inverno, a ave já se assemelha ao animal adulto, mas as penas pretas individuais permanecem nas primárias até esse momento.
As patas são alaranjadas e o bico colorido como os adultos. Um anel de pálpebra vermelho emoldura o olho, na frente do qual existem duas manchas oculares brancas e nuas. Na sua plumagem juvenil, a gaivota-de-cabeça-preta assemelha-se a uma gaivota comum da mesma idade.
Habitat da gaivota-de-cabeça-preta
A gaivota-de-cabeça-preta geralmente vive nas costas, mas às vezes voa para o interior.
Distribuição geográfica
É encontrado no sul da Inglaterra, sul e noroeste da França, norte da Alemanha, Holanda, Turquia, leste da Grécia, Croácia, Sérvia, sudoeste da Bielorrússia, norte da Polônia, Letônia, Lituânia, península da Crimeia e na costa leste da Mar Negro .
Na Baviera, a primeira prova de reprodução foi em 1980, após o que se espalhou ainda mais por aqui e é considerada uma ave reprodutora muito rara. Teve sua maior população em 2009 em Altmühlsee com doze casais reprodutores.
Fora da Europa, pode ser encontrado no Norte da África, Ásia Central, Oriente Próximo e Península Arábica. Algumas aves migram para a região do Mediterrâneo no outono, outras permanecem em seus criadouros. A gaivota-de-cabeça-preta é, portanto, um migrante parcial .
Reprodução da gaivota-de-cabeça-preta
A estação reprodutiva é entre meados de maio e junho e no ano produz apenas uma ninhada. Constrói o ninho no chão dos ilhéus das lagoas , ao longo das costas arenosas e nas salinas , utilizando algas e outro material vegetal.
Nidifica em colónias, se não muito numerosas, também em conjunto com andorinhas-do-mar e outras gaivotas. Normalmente são colocados 3 ovos.
Tanto a fêmea quanto a ninhada masculina por 23-25 dias. Os filhotes deixam o ninho alguns dias após o nascimento e tornam-se capazes de voar aos 35-40 dias de idade .
Alimentação da gaivota-de-cabeça-preta
Gaivota-da-cabeça-preta alimenta-se principalmente de peixes , moluscos , crustáceos e insetos , que forrageia na orla da praia. No entanto, também se alimenta de carniça .
Estado de conservação da gaivota-de-cabeça-preta
A população mundial de gaivotas-de-cabeça-preta é estimada em 570.000 a 1,1 milhões de indivíduos (Wetlands International 2002) .
A população da gaivota-de-cabeça-preta é considerada de menor preocupação e está listada como de menor preocupação pela IUCN .