Gaivota-de-franklin: características, reprodução e habitat
Gaivota-de-franklin ( Leucophaeus pipixcan) é uma ave da família Laridae, ela é originária da América do Norte, sendo muito rara na Europa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da gaivota-de-franklin
A gaivota-de-franklin é uma ave que mede entre 34 e 38 centímetros, ele possui asas, costas e dorso cinzentos, primárias negras maculadas de branco e cabeça preta, mas, com nuca, fronte e queixo brancos na plumagem de descanso reprodutivo.
Reprodução da gaivota-de-franklin
Ele se reproduz em torno de lagos e pântanos e é comumente visto em campos ou praias durante a migração.
Na plumagem reprodutiva, tem a cabeça preta com um anel branco ao redor dos olhos, um pequeno bico vermelho e grandes manchas brancas nas pontas das asas pretas, sem a plumagem reprodutiva, é semelhante, mas com a crista parcialmente preta e o bico escuro.
Habitat
A gaivota-de-franklin nidifica em lagos rasos com vegetação assoreada e em pântanos eutróficos, alagados até 1 m de altura, que ficam nas pradarias norte-americanas.
É menos comum em prados inundados ou em reservatórios rasos, o habitat óptimo oferece uma vegetação não muito densa de taboas, saliências ou juncos, que se intercala com zonas de águas abertas de dimensões variáveis.
Fotos do gaivota-de-franklin
Distribuição geográfica
A gaivota-de-franklin raro visitante do Hemisfério Norte, já foi registrado no rio Japurá (Amazonas) e há um registro isolado no Arquipélago de Fernando de Noronha.