Gaivota-de-rabo-preto (Larus atlanticus) é uma especie de ave da família dos Laridae que pertence ao gênero dos larus.
Anteriormente, era considerado uma subespécie do muito semelhante L. belcheri . É uma grande gaivota com dorso e asas pretos, cabeça e partes inferiores brancas, uma faixa preta na cauda branca e bico amarelo com ponta vermelha e preta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os adultos não reprodutores têm a cabeça enegrecida e o anel ocular branco.
Características da gaivota-de-rabo-preto
A gaivota-de-rabo-preto é uma gaivota grande com cabeça, pescoço, garupa, peito e barriga brancos, o dorso e as asas são pretos, exceto por uma borda branca nas asas, a cauda é branca com uma larga faixa preta na parte de trás.
O bico é amarelo com uma faixa preta e ponta vermelha, os olhos são castanhos com um anel orbital vermelho e as pernas e pés são amarelos opacos.
O comprimento desta gaivota é de 50 a 60 cm e tem uma envergadura de 130 a 140 cm, os machos são um pouco maiores que as fêmeas, os juvenis têm cabeça preta e plumagem acastanhada.
Habitat da gaivota-de-rabo-preto
A gaivota-de-rabo-preto é uma ave reprodutora endêmica da costa atlântica da Argentina, onde se reproduz apenas em dois locais separados por 700 km.
Cerca de 5% do rebanho se reproduz no Golfo de San Jorge , na província de Chubut , mais de 90% na parte sul da província de Buenos Aires.
Existem cerca de 14 colônias nas planícies de maré de Bahía Blanca , Bahía Anegada , Bahía Melo e Caleta Malaspina . 70% do total se reproduzem no estuário de Bahía Blanca.
Reprodução da gaivota-de-rabo-preto
A partir de setembro, a gaivota-de-rabo-preto se reproduz em colônias que variam em tamanho de cerca de 10 a 350 ninhos, a densidade do local de nidificação costuma ser bastante alta e a distância média entre os ninhos às vezes é de 66 cm.
Todas as colônias estão localizadas em ilhas arenosas, lamacentas ou rochosas, com elevações que variam de menos de 3 a 7 m acima do nível do mar.
A maioria dos locais não tem vegetação ou é coberta apenas por uma camada esparsa de erva de vidro, grama do pântano, Frankenia ou lavanda do mar, não é incomum que as colônias estejam nas proximidades de colônias de gaivotas Kelp.
O ninho pode ser apenas um cocho levemente forrado com plantas, mas também pode consistir em uma plataforma elevada de galhos e safiras, a embreagem consiste em 2-3 ovos.
Alimentação da gaivota-de-rabo-preto
A gaivota-de-rabo-preto é uma ave costeira que se alimenta principalmente de três espécies de caranguejos, Chasmagnathus granulata , Cyrtograpsus altimanus e Cyrtograpsus angulatus .
Estado de conservação da gaivota-de-rabo-preto
O estoque total é dado de forma diferente com cerca de 4.000-5.000 casais reprodutores ou com cerca de 7.000 adultos e 3.500 indivíduos jovens.
Como a população está em ligeiro declínio e os locais de reprodução estão potencialmente ameaçados pela atividade humana, a espécie está listada como Vulnerável pela IUCN .