Gaivota de sabine: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Gaivota de sabine (Xema sabini) é uma especie de ave da família dos Laridae que pertence ao gênero dos Xema.
É uma ave reprodutora da alta tundra ártica, que pode ser observada todos os anos em pequenos números como errante na Europa Central.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esses voos são típicos de fortes ventos de oeste. Na baía alemã e no mar de Wadden do norte da Frísia, as gaivotas-andorinha foram avistadas um total de 71 vezes em 1997.
Características da gaivota de sabine
O gaivota de sabine tem cerca de 33 centímetros de comprimento, esta gaivota tem uma cauda fortemente bifurcada. É inconfundível em vôo no lado superior pelas primárias externas pretas e o amplo triângulo branco atrás delas.
Na plumagem da ninhada, a cabeça é cinza ardósia e destacada contra o pescoço branco por um estreito anel preto. A gaivota-andorinha tem uma cabeça branca turva quando está em repouso.
Em pássaros jovens, a cauda branca é forrada de preto. O bico bastante curto é preto com uma ponta amarela. As pernas são de cor cinza.
Difere dos gatinhos incolores e das pequenas gaivotas por ter uma cauda bifurcada mais profunda e pela ausência de uma faixa escura nos élitros.
Habitat da gaivota de sabine
Habita as águas costeiras do Ártico e se reproduz na tundra . Suas faixas de reprodução estão no extremo norte da Sibéria, Spitsbergen , Groenlândia e norte da América do Norte.
As principais áreas de reprodução estão no Alasca e no norte do Canadá. Espécimes itinerantes ocasionalmente visitam as costas da Europa Ocidental, excepcionalmente são levados para o interior da Europa por tempestades.
No inverno, grandes números migram para o sul, para a área gelada da Corrente de Benguela , com outros grupos invernando na costa oeste da América do Sul.
Reprodução da gaivota de sabine
A gaivota de sabine lidera um casamento monogâmico sazonal e mostra alta fidelidade ao local de reprodução. Nidifica em colônias em ilhotas pantanosas de tundra e ao longo de margens planas.
Os três ovos, em média, são incubados por ambos os parceiros durante um período de 23 a 24 dias. O sucesso reprodutivo é essencialmente determinado pela predação da raposa ártica.
Alimentação da gaivota de sabine
Isso inclui insetos e provavelmente aranhas , insetos aquáticos e larvas de insetos , crustáceos , peixes e pássaros jovens e ovos.
Canto da gaivota de sabine
A voz do gaivota de sabine é um guincho estridente, semelhante ao de uma andorinha-do-mar. Mesmo em vôo, a gaivota-andorinha se parece com uma andorinha-do-mar, pois o corpo se levanta um pouco a cada bater de asas.