Início » Aves » Gaivota-polar: características, reprodução, alimentação e onde encontrar

Gaivota-polar: características, reprodução, alimentação e onde encontrar

gaivota-polar

A gaivota-polar (Larus glaucoides) é uma gaivota de tamanho médio pertencente a família Laridae, que se destaca pelos tons muito claros da plumagem.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

gaivota-polar
gaivota-polar

Além disso,  a gaivota-polar distribui-se pela região subártica como no Gronelândia, norte do Canadá e Nova Zembla, esta é uma espécie migradora, que inverna no Atlântico Norte.

A sua zona de invernada situa-se nas altas latitudes e na Europa geralmente não migra para sul da latitude 50N, embora ocasionalmente ocorra mais a sul.

Em Portugal esta espécie é rara e ocorre muito esporadicamente nos meses de Inverno, existem cerca de 70 observações em Portugal Continental, tanto de juvenis como de adultos.

Em janeiro de 2009, houve um afluxo dessas gaivotas, que apareceram no país em maior número do que o normal, seus hábitos de limpeza muitas vezes os levam a lixões, esgotos e locais onde os peixes são limpos.

Características da gaivota-polar 

características da gaivota-polar
características da gaivota-polar

gaivota-polar é uma gaivota de tamanho médio, embora relativamente esbelta e leve, em comprimento, pode medir de 50 a 64 cm, a envergadura é de 115 a 150 cm.

Este é menor e de bico mais fino do que a grande gaivota glauca, e geralmente é menor do que a gaivota arenque, leva quatro anos para atingir a maturidade.

Reprodução da gaivota-polar 

É migratório, invernando do Atlântico Norte até as Ilhas Britânicas e os estados mais ao norte do leste dos Estados Unidos, e do interior da América do Norte até os Grandes Lagos. É muito mais rara na Europa do que a similar gaivota Glaucas.

Esta espécie nidifica colonialmente ou isolada em costas e falésias, construindo um ninho forrado de relva, musgo ou algas no solo ou na falésia. Dois ou três ovos castanhos claros são geralmente postos. Eles se reproduzem no Canadá e na Groenlândia, mas não na Islândia.

Alimentação

gaivota-polar é onívoro, comendo peixes, moluscos, vísceras, sobras e ovos, eles se alimentam enquanto voam, pegando comida na superfície da água ou logo abaixo dela, e também se alimentam enquanto caminham ou nadam.

Além disso, os seus hábitos de limpeza os levam a frequentes depósitos de lixo, saídas de esgoto e locais onde os peixes são limpos.

Fotos da gaivota-polar

gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar
gaivota-polar

Distribuição geografica

gaivota-polar pode ser encontrado no Atlântico Norte até as Ilhas Britânicas e os estados mais ao norte do leste dos Estados Unidos, e do interior da América do Norte até os Grandes Lagos.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.