Galinha da angola fraca-cristata (Guttera pucherani) é uma especie de galinha da angola que pertence ao gênero Guttera.
As pintadas com crista são aves muito sociais, vivendo juntas em bandos durante a maior parte do ano. Esses bandos geralmente contêm entre 10 e 30 animais; em casos raros, esse bando também pode conter 50 pintadas.
Eles procuram comida nas bordas das florestas ou em clareiras florestais e também podem ser observados ocasionalmente ao longo de estradas que levam a áreas florestais.
São aves muito tímidas, cuja presença muitas vezes só pode ser determinada encontrando penas nos caminhos da floresta. Eles começam a forragear ao amanhecer, arranhando o chão da floresta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da galinha da angola fraca-cristata
A forma nominal da galinha da angola fraca-cristata atinge um comprimento de corpo de 48 a 50 cm, é uma das espécies de pintadas de tamanho médio e tem aproximadamente o tamanho de um faisão, os machos pesam entre 750 e 1573 g com uma média de 1149 gramas.
O dimorfismo sexual não é pronunciado, mas os machos são ligeiramente maiores, a íris é marrom, as pernas e pés são marrom-escuros a pretos, de comprimento médio e não apresentam esporão, o bico é cinza azulado e clareia na ponta.
Os pássaros adultos usam uma crista característica de penas pretas duras de até 2,6 cm de comprimento na coroa – uma característica distintiva que torna a espécie no máximo confundida com as pintadas européias intimamente relacionadas.
O resto da cabeça é sem penas, exceto na nuca, e é azul cobalto na forma nominal com os lados da cabeça vermelhos brilhantes e um queixo vermelho brilhante.
A plumagem do corpo é preta e relativamente densamente coberta por finos pontos branco-azulados, as bordas externas dos secundários externos são branco cremoso, as primárias são cinza isabelle, a cauda curta e discreta também é pontilhada de branco.
As asas são marrom-escuras, as secundárias um pouco mais escuras e possuem pontos brancos discretos. as três secundárias externas mostram bandeiras externas brancas que formam uma faixa na asa fechada.
Habitat da galinha da angola fraca-cristata
Habitam bordas das florestas ou em clareiras florestais e também podem ser observados ocasionalmente ao longo de estradas que levam a áreas florestais, são aves muito tímidas, cuja presença muitas vezes só pode ser determinada encontrando penas nos caminhos da floresta.
Eles começam a forragear ao amanhecer, arranhando o chão da floresta, frequentemente seguem os macacos em busca de comida nas copas das árvores e comem as frutas que deixam cair no chão.,
Reprodução da galinha da angola fraca-cristata
As galinhas da angola fraca-cristata são monogâmicas e criam uma ninhada anualmente, o ninho é uma cavidade rasa no solo entre folhas secas em vegetação rasteira densa.
Os ovos são rosa-acastanhados quando são postos, mas ficam sujos tão rapidamente no ninho que parecem manchados.
As ninhadas geralmente consistem em quatro ou cinco ovos, raramente até oito, já foram observadas ninhadas de 10 a 14 ovos, no entanto, esses tamanhos de ninhada provavelmente se devem ao fato de várias fêmeas colocarem ovos em um ninho.
Os ovos são incubados apenas pela fêmea durante 23 dias, ambos os pássaros pais conduzem os pássaros jovens, as aves progenitoras e as suas crias juntam-se a outras galinhas-d’angola, resultando em bandos maiores.
Alimentação da galinha da angola fraca-cristata
A dieta da galinha da angola fraca-cristata consiste em sementes, frutas, folhas e invertebrados . Eles também ingerem pequenas cascas de caracóis como substitutos dos gastrólitos .
Canto da galinha da angola fraca-cristata
A galinha da angola fraca-cristata é menos vocal do que a pintada de capacete . Sons típicos incluem um krek agudo . Os esquadrões em busca de comida mantêm contato uns com os outros fazendo sons chuk suaves .