Galinha da angola negra: características, habitat, reprodução e alimentação
Galinha da angola negra (Agelastes niger) é uma especie de galinha da angola que pertence ao gênero dos Agelastes.
A tendência populacional da galinha-d’angola parece ser decrescente, porque é caçada para alimentação, possivelmente de forma insustentável, e pode sofrer com a degradação de seu habitat.
No entanto, é bastante comum dentro de sua área de distribuição e a IUCN a lista como sendo a menos preocupante em sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas , já que a taxa de declínio não parece justificar a colocação da ave em uma categoria mais vulnerável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da galinha da angola negra
A galinha da angola negra tem cabeça e a parte superior do pescoço de uma pintada negra adulta não têm penas, revelando a pele rosada. Uma crista de penas curtas e felpudas está na testa e na coroa, e a garganta e a parte inferior do pescoço têm uma dispersão de penas felpudas.
As penas do corpo e da cauda são pretas com algumas marcas salpicadas mais pálidas na barriga. Os machos têm de um a três esporões nas pernas, enquanto as fêmeas não têm nenhum ou um único esporão curto.
Os juvenis são semelhantes, mas têm pontas amareladas nas penas na parte superior, peito malhado e barriga branca. O bico é cinza esverdeado e as pernas marrom acinzentadas.
Os machos são geralmente um pouco maiores que as fêmeas e medem cerca de 42 cm de comprimento, pesando cerca de 700 g. A chamada é um “kwee” monótono e agudo repetido na taxa de duas a três notas por segundo.
Habitat da galinha da angola negra
A extensão de seu alcance é estimada em 764.000 km 2 (295.000 milhas quadradas). É encontrado no chão da floresta em florestas tropicais primárias e secundárias, especialmente com vegetação rasteira espessa e em terras cultivadas próximas.
Distribuição geográfica
A galinha da angola negra é nativa da África Central Ocidental ao sul do Saara. Sua distribuição inclui Nigéria , Camarões , Guiné Equatorial , Gabão , Angola , República Centro-Africana , República do Congo e República Democrática do Congo .
Reprodução da galinha da angola negra
Os hábitos de nidificação da galinha da angola negra não são conhecidos, mas os ovos são marrom-avermelhados claros, às vezes sombreados de amarelo ou roxo.
Pode se reproduzir na estação seca ou possivelmente em qualquer época do ano.
Alimentação da galinha da angola negra
Alimenta-se de invertebrados como formigas , cupins , milípedes e besouros , e também de pequenos sapos , sementes , bagas e brotos .
Estado de conservação galinha da angola negra
A galinha da angola negra tem uma grande área de distribuição e uma grande população, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista as espécies como viáveis (LC).