Galinha-d’água-carijó: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
A galinha-d’água-carijó (Porphyriops melanops) é uma ave Gruiforme da família Rallidae, também conhecido como frango-d’água-carijó.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie possui distribuição disjunta na América do Sul, ocorre da Colômbia central ao leste do Brasil e centro do Chile e também encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.
A galinha-d’água-carijó pode ser visto sozinho ou aos pares, nadando ou andando em áreas pantanosas na beirada de lagos ou lagoas, às vezes podem ficar escondidos.
Subespécies
A galinha-d’água-carijó possui três subespécies reconhecidas:
– Porphyriops melanops bogotensis: pode ser encontrado no leste da cordilheira dos Andes na Colômbia, esta subespécie apresenta a região axilar branca.
– Porphyriops melanops melanops: pode ser encontrado no Peru, Bolívia, Paraguai, Brasil, Uruguai e nordeste da Argentina, esta subespécie apresenta a região axilar barrada.
– Porphyriops melanops crassirostris: pode ser encontrado no Chile e no sudoeste da Argentina, esta subespécie apresenta a região axilar barrada, ela é a menor das três subespécies mas é a que apresenta o maior bico dentre elas.
Características da galinha-d’água-carijó
A galinha-d’água-carijó mede entre 22 e 30 centímetros de comprimento e pesa entre 154 e 225 gramas, possui a testa e parte superior da cabeça são pretas, o resto da cabeça, pescoço e peito são cinza ardósia, o abdômen é cinza com uma faixa intermediária branca, flancos castanho-escuros manchados de branco.
Além disso, o dorso e as asas são castanho-oliva a cauda muitas vezes ereta é escura quase preta, e sua parte inferior é branca, os pés amarelo-esverdeados são lobulados; o bico é verde, curto e forte, e a íris é vermelha.
Com relação a plumagem do jovem é marrom, mais clara por baixo, e sua garganta é branca.
Reprodução da galinha-d’água-carijó
A galinha-d’água-carijó faz o ninho aberto sobre plantas flutuantes, ele choca de 4 a 8 ovos brilhantes, de tonalidades beges com manchas e pintas marrons.
Alimentação
Esta espécie de ave aquática se alimenta de plantas aquáticas, crustáceos, moluscos, insetos e sementes.
Habitat
A galinha-d’água-carijó habita em lagoas com vegetação aquática flutuante, taboais e brejos, ele é menos agressivo que o galinha-d’água em relação à defesa intra ou interespecífica de seu território.
Canto da galinha-d’água-carijó
Fotos da galinha-d’água-carijó
Distribuição geográfica
A galinha-d’água-carijó pode ser encontrada nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.