Galinha d’água pequeno( Porphyrio flavirostris ) pequeno é uma espécie de ave da família Rallidae que pertence ao gênero dos porfírio.
É encontrado na Argentina , Bolívia , Brasil , Colômbia , Equador , Guiana Francesa , Guiana , Paraguai , Peru , Suriname , Trinidad e Tobago e Venezuela .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O galinha d’água pequeno faz movimentos sazonais na maior parte de seu alcance; muitos movimentos parecem seguir a estação chuvosa local.
A maioria dos registros no extremo norte ocorre entre abril e agosto e essa população se move para o sul, para o sul da Amazônia após esse período.
Características da galinha d’água pequeno
O galinha d’água pequeno é de 23 a 26 cm de comprimento. Os machos pesam 92 a 111 g e as fêmeas 92 a 107 g. É o menor membro de seu gênero e possui plumagem bem diferente das demais. Os sexos são iguais.
Os adultos têm bico e escudo frontal amarelo-esverdeados claros e pernas e pés amarelos. Eles têm uma coroa verde-oliva acastanhada clara, pescoço traseiro e costas.
Seus abrigos de asas superiores são azul-celeste a azul esverdeado, suas penas de vôo azul-acinzentadas e os abrigos de cauda superior e cauda marrom-oliva a preto. O rosto, os lados do pescoço e o peito são cinza-azulados claros e o restante da parte inferior é branco.
Os pássaros imaturos têm partes superiores mais marrons do que os adultos, com rosto, pescoço e peito amarelos; seu escudo frontal é verde e suas pernas e pés laranja amarelados.
Habitat da galinha d’água pequeno
Habita principalmente pântanos de água doce com águas bastante profundas e muita grama de pântano e outra vegetação. Também ocorre em arrozais, savana úmida, margens de córregos e rios pantanosos e lagoas permanentes e sazonais.
Embora muitas vezes compartilhe habitat com o galinule roxo prefere áreas com vegetação mais baixa e sem arbustos. Em elevação, normalmente é encontrado abaixo de 500 m (1.600 pés), mas foi registrado até 2.600 m (8.500 pés) nos Andes colombianos.
distribuição geográfica
O galinha d’água pequeno é encontrado em Trinidad e Tobago; da Venezuela ao sul através da Colômbia e do Equador até o norte do Peru; da Venezuela para o leste através das Guianas para o Brasil; na Amazônia brasileira, Peru, Bolívia, Paraguai e extremo norte da Argentina; e nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, no leste do Brasil .Também ocorreu como vagabundo no Uruguai.
Reprodução da galinha d’água pequeno
A época de reprodução do galinha d’água pequeno varia geograficamente. Por exemplo, nidifica entre maio e agosto no Suriname e no Equador provavelmente entre junho e setembro.
É monogâmico e acredita-se que seja territorial na época de reprodução. Esconde seu ninho de folhas mortas e juncos na vegetação do pântano. Ambos os sexos incubam a ninhada de quatro ou cinco ovos, mas o período de incubação não é conhecido.
Alimentação da galinha d’água pequeno
A dieta do galinha d’água pequeno não foi totalmente definida, mas sabe-se que inclui sementes de grama, vários tipos de insetos e aranhas.
Canto da galinha d’água pequeno
O galinha d’água pequeno geralmente é quieto, mas às vezes faz “um pequeno trinado”.
Status de conservação
A IUCN avaliou o galinha d’água pequeno como sendo de menor preocupação. Tem um alcance muito grande, mas o tamanho e a tendência de sua população não são conhecidos. Nenhuma ameaça imediata foi identificada. Sua ocorrência varia de incomum a bastante comum.