A galinha-d’angola vulturina (Acryllium vulturinum) é uma ave proveniente da África, pertencente a família Numididae, e ao mesmo grupo da galinha-d’angola.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o seu parente vivo mais próximo, a galinha-d’angola-de-peito-branco que habita florestas primárias na África Central.
Características da galinha-d’angola vulturina
A galinha-d’angola vulturina possui a cabeça e pescoço nus, como um abutre e, também um colar de penas no pescoço, penas azuis e o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas.
Além disso, não existe dimorfismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior do que a fêmea, e os jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes.
Reprodução da galinha-d’angola vulturina
O ninho da galinha-d’angola vulturina é um pequeno buraco no solo, e a postura é de 10-12 ovos e o período de incubação é de, aproximadamente, 28 dias, e alcançam a maturidade sexual entre o primeiro e o segundo ano de vida.
Comportamento
Esta espécie de ave vive em grupos e podem formar bandos de 20 a 50 aves, eles são frequentemente vistos perto de áreas de água no início e no final do dia.
Eles se alimentam juntos e podem viajar de 15 a 25 km por dia e na maioria das vezes eles se movem no chão, correm rápido, mas são bons voadores quando necessário.
À noite, sobem nas árvores para dormir, as galinhas-d’angola vulturina são aves muito barulhentas.
Alimentação
A galinha-d’angola vulturina é se alimenta de ervas, folhas, brotos e insetos.