A Galinha Marans é uma raça francesa de galinha de dupla finalidade , criada tanto para carne quanto para seus ovos marrons escuros.
Originou-se perto da cidade portuária de Marans , no departamento de Charente-Maritime , na região de Nouvelle-Aquitaine , no sudoeste da França.
Os ovos são de um rico marrom, variando do mogno ao chocolate ; apenas uma outra raça de galinha, a Penedesenca da Catalunha , tem um ovo marrom escuro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Marans se originou – e recebeu o nome – da cidade de Marans , no departamento de Charente-Maritime , na região de Nouvelle-Aquitaine , no sudoeste da França.
Foi criado com as galinhas selvagens locais descendentes de galinhas de caça trazidas da Indonésia e da Índia.
Características da galinha marans
Dez cores são reconhecidas no padrão da raça francesa para grandes aves: branco, trigo, cuco prateado, cuco dourado, preto, preto acobreado, preto prateado, azul cobre, amarelo de cauda preta e colombiano.
As cores bantam são preto, branco, cobre-preto e cuco prateado. Quatorze cores são listadas pela Entente Européenne . O tipo britânico, com pernas sem penas, não é reconhecido na França.
No Reino Unido são reconhecidas cinco cores: preto, cuco escuro, cuco dourado e cuco prateado, com hastes sem penas; e preto-cobre, com hastes emplumadas.
Eles devem ter olhos laranja. As patas são geralmente ardósia ou rosa, as solas dos pés devem ser sempre brancas, pois os Marans têm a pele branca, não amarela.
Embora os Marans originais também pudessem ser pássaros de pernas emplumadas, os criadores britânicos preferiam a versão de pernas limpas e, portanto, os Marans de pernas emplumadas agora são encontrados principalmente na França e nos Estados Unidos.
Alimentação da galinha marans
E marans, se mantidas em liberdade alimentam-se de bagas, insetos, caracóis ou vermes. Ainda assim pode dar-lhes ração, mas tendo em atenção que estas aves têm tendência a ter excesso de peso.
Habita da galinha marans
As galinhas Marans podem viver em galinheiros fechados e abertos. Por serem aves resistentes, podem ficar ao ar livre o ano todo.
Neste caso, uma cerca é suficiente para se esconder à noite ou com mau tempo. Como os Marans são galinhas particularmente curiosas, eles ficam mais felizes em lugares onde podem encontrar muitas coisas diferentes.
Por exemplo, um local com relva, areia e árvores ou arbustos.. Se o seu quintal for pequeno, pode sempre optar por Maranas anãs.
Origem da raça
Marans se originou – e recebeu o nome – da cidade de Marans , no departamento de Charente-Maritime , na região de Nouvelle-Aquitaine , no sudoeste da França.
Foi criado com as galinhas selvagens locais descendentes de galinhas de caça trazidas da Indonésia e da Índia. Essas aves Marandaise originais foram “melhoradas” para a mesa através da recombinação com Croad Langshans importados .
Foi exibido pela primeira vez em La Rochelle em 1914 sob o nome de poule du pays ou ‘frango local’. Uma sociedade de criadores foi formada em 1929 e, em 1931, o primeiro padrão da raça foi elaborado.
Várias ninhadas de ovos férteis foram importadas para o Reino Unido em ou logo após 1929 por Charles Kelvynge Greenway, o segundo Barão Greenway , e algumas foram chocadas.