Galinha-montês (Bonasa bonasia ou Tetrastes bonasia) às vezes chamada de galinha avelã, é um dos membros menores da família das aves perdizes.
É uma espécie sedentária , reproduzindo-se em todo o Paleártico até o extremo leste até Hokkaido , e até o extremo oeste da Europa oriental e central , em florestas densas, úmidas e mistas de coníferas , de preferência com alguns abetos .,
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da galinha-montês
A galinha-montês é uma perdiz relativamente pequena , com comprimento variando de 35 a 39 cm e envergadura entre 48 e 54 cm. É menor que a perdiz-preta e ligeiramente maior que uma perdiz-das-rochas .
A plumagem é finamente ornamentada, mas a perdiz-preta tem parte superior cinzenta, asas marrons e parte inferior branca salpicada de castanho. Área cinza na garupa e na cauda e faixa terminal preta com margem branca na cauda são caracteres diagnósticos da espécie.
O bico varia do acastanhado ao preto. O macho possui uma pequena crista erétil, enquanto a garganta é preta com bordas brancas. A fêmea é reconhecível pela crista mais curta e por não ter garganta preta. Quando voa você pode ver uma cauda cinza com ponta preta.
Os espécimes jovens são menores que as fêmeas, de cor mais opaca e sem área branca na garganta.
Habitat da galinha-montês
A galinha-montês é uma espécie sedentária que vive no norte da Eurásia e na Europa central e oriental em solos densos, húmidos e mistos de floresta de coníferas , de preferência com alguns abetos .
Prefere as planícies em grande parte da sua distribuição, mas localmente (por exemplo nos Alpes) é encontrada nas montanhas.
Na Itália está presente no arco alpino entre 700 e 1500 metros acima do nível do mar, entre as províncias de Vercelli e a de Udine .Em Val Sessera é sedentário e nidificante.
Reprodução da galinha-montês
A galinha-montês tem seus ninhos no chão. O ninho, colocado no chão protegido por uma rocha ou vegetação, é uma simples depressão cavada com as patas e forrada com grama, galhos, folhas e outros materiais vegetais encontrados próximos ao ninho.
A fêmea põe, de finais de Março a meados de Maio, de 3 a 6 ovos e assume todas as responsabilidades de incubação e cuidado das crias, como é típico da caça de penas.
Os filhotes são precoces e nidífugos e encontram comida por conta própria, mas são cuidados pela fêmea, podem voar aos 15-20 dias de vida e tornar-se independentes por volta dos 3 meses.
Alimentação da galinha-montês
Esta ave se alimenta do solo, levando principalmente vegetais (folhas, brotos, flores, sementes, frutos), enquanto os filhotes acrescentam insetos e minhocas à sua dieta .
Canto da galinha-montês
O macho tem um chamado ti-ti-ti-ti-ti agudo e a fêmea um ti-ti -ti-ti líquido. O canto do pássaro ou o bater de asas são muitas vezes a única indicação de sua presença, pois sua timidez e seu habitat florestal dificultam sua visualização.
Na verdade, o principal método de censo é ouvir o canto da primavera para estimar a presença de sujeitos.