Galinha pedrês portuguesa: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
A galinha pedrês portuguesa é uma raça de galinha poedeira de grande porte que foi desenvolvida no Brasil.
Além disso, embora esta raça esteja distribuída por todo o país, a galinha pedrês portuguesa é mais evidente na região do Minho e Trás-os-Montes e em algumas localidades próximas a esta área.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e sua origem.
A plumagem desta raça de galinha é muito bonita, apresentando uma coloração cinza escuro sobre fundo branco, além de ser tão conhecida e também é utilizada para fazer penas.
Origem
A galinha pedrês portuguesa têm origem nas regiões do Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes e pode ser encontrada nas capoeiras de todo o país.
Características da galinha pedrês portuguesa
A galinha pedrês portuguesa é uma raça de ave elegante, altiva e vigorosa, a sua plumagem tem um aspecto mosqueado, matizado de cinzento-escuro em fundo branco.
Além disso, o peso dos galos varia entre 2,6Kg e 3Kg e o das galinhas, entre 2,2Kg e 2,7Kg e são aves muito resistentes e raramente ficam doentes.
Estas galinhas destacam-se pela beleza da sua plumagem e pela sua principal função, a de pôr ovos, havendo até alguns provérbios que a corroboram, como a galinha Pedrês vale três.
Reprodução da galinha pedrês portuguesa
Um número desproporcional de galinhas para um ninho faz com que as galinhas ponham ovos em todos os lugares e faz com que algumas galinhas momentos depois adquiram o hábito de bicar e comer os ovos.
O ninho deve sempre corresponder ao número de galinhas existentes (recomenda-se um ninho com -6 galinhas).
Os ninhos são locais que devem proporcionar às galinhas momentos de privacidade e tranquilidade.
Portanto, é melhor que eles sejam elevados pelo menos 30 ou 0 centímetros acima do solo e três das quatro paredes sejam fechadas para dar às galinhas o máximo de privacidade possível.
Habitat
Pode não ser muito correto falar sobre o habitat dos animais domesticados, já que eles se desenvolvem no espaço de que dispõem.
No caso das galinhas, por serem animais distribuídos por todo o mundo, desenvolveram a capacidade de adaptação a diferentes condições ambientais. Portanto, quando são soltos, podem aparecer em vários prados e florestas.
Alimentação
Assim como outras galinhas, esta espécie come grãos, mas não podem ficar sem algumas ervas daninhas ou insetos para pegar enquanto vagam pelos campos.